Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - fisiologia do corpo humano

Nome: Maria Aparecida Pedroso Silvério.
E-mail: cidapedroso@gmail.com
Instituição: Colégio Estadual Prefeito Antonio Teodoro de Oliveira – EFM e EJA
Município: Campo Mourão - PR
Conteúdo: Fisiologia do Corpo Humano
Série: 6ª série.

Relato


Adolescência, o despertar da sexualidade

Estas atividades foram elaboradas como requisito de avaliação final e cumprimento de carga horária à distância da oficina do Software Educacional - JCLIC, com a Professora Edilaine de Oliveira, assessora pedagógica do CRTE (Centro Regional de Tecnologia Educacional ) de Campo Mourão.
Tem como objetivo principal explorar o tema sobre adolescência, com alunos da 6ª série do ensino fundamental, tendo em vista que as mudanças que ocorrem nesta fase da vida são bastante acentuadas e precisam ser compreendidas por todos.
A adolescência é um conceito utilizado para explicar um fenômeno cultural, sociopolítico e histórico. No entanto, no senso comum, adolescência é tratada muitas vezes, como um período da “aborrescência”. Porém, esse tratamento não contribui para a compreensão e formação da pessoa humana, tanto no que se refere a si própria, como em relação às outras. Por ser entendido “aborrescente” e se entendendo também com essa identificação, o adolescente acaba perdendo a oportunidade de se conhecer e amadurecer psicossocialmete de forma mais saudável. Sendo assim, torna-se imprescindível a abordagem desse tema em todos os seus aspectos: biológico, fisiológico, psíquico, histórico e social.
As atividades foram organizadas no Software JClic, em forma de caça-palavras, identificação, preencher lacunas, quebra-cabeças e relação de elementos. Serão realizadas pelos alunos no Laboratório do PRD da escola, sob a orientação do professor. É uma atividade complementar aos estudos feitos em sala de aula (vídeos, leitura e discussão de textos) que visa fixação dos conteúdos e à auto-avaliação.


Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/5biologia/6sistmacho.jpg

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/2biologia/4repfe1.jpg

Referências


BOUER, Jairo. Sexo & Cia.: As dúvidas mais comuns (e as mais estranhas) que rolam na adolescência. São Paulo: Publifolha, 2002.
MATHEUS, Andréia Teixeira; EISENSTEIN, Evelyn. Fala Sério! Perguntas e respostras sobre a adolescência e saúde. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2006.
PAULINO, Wilson Roberto. Biologia, volume 2: Seres vivos/fisiologia. 1 ed. São Paulo: Ática, 2005.


Recomendar esta página via e-mail: