Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - sistema circulatório

Autora: Sélia Maria Mattes
Coautor: Nilton Sérgio Rech
E-mail: seliamattes@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Novo Horizonte
Município: Toledo - PR
Conteúdo: Sistema Circulatório
Série: 7

Relato


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, sob orientação do docente pedagógico Nilton Sérgio Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo.
O presente Relato de Experiências tem como objetivo proporcionar o entendimento do processo da circulação do sangue venoso e arterial, as funções do coração, das artérias, veias e válvulas na circulação do sangue no corpo humano. Serão usadas ferramentas do portal dia-a-dia como instrumentos de fixação e visualização.

Objetivos

  • Compreensão do papel desempenhado pelo coração na circulação do sangue nos vasos sanguíneos.
  • Identificação das quatro cavidades do coração humano.
  • Conceituação de sangue arterial e de sangue venoso.
  • Reconhecimento das diferenças entre veia, artéria e capilar.
  • Identificação do papel das válvulas presentes nas veias e sua relação com o sentido da circulação do sangue nos vasos sanguíneos.
  • Reconhecimento do papel do sistema nervoso no controle do batimento cardíaco.
  • Ambientar o aluno ao uso da Internet como recurso de pesquisa – Portais Educacionais e Blogs.

Metodologia

A proposta será trabalhada primeiramente com repasse, troca de dados e informações em forma de aula expositiva com a finalidade de proporcionar ao aluno a formação de um esquema mental que seja pertinente ao assunto. A fixação de partes e funções do sistema circulatório se fará com o uso de imagens e vídeos para melhor compreensão do conteúdo, fazendo com que o aprendizado se torne mais prazeroso. Observando também os principais conceitos, localizações e funções.
Com a TV Multimídia será apresentado para a turma, imagens do coração humano com suas principais partes devidamente identificadas e após a imagem da diferença entre veia, artéria e capilar.
Com a utilização do portal http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, será acessado o simulador onde o aluno poderá verificar como ocorre o processo da circulação do sangue venoso e arterial, comparar os tipos de circulação, aberto e fechado e a circulação dupla completa e incompleta entre os seres vivos. Após assistir o vídeo disponível no portal http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, o aluno deverá ter compreensão sobre, ritmos sanguíneo, movimentos de sístole e diástole.

Recursos Didáticos

Será utilizado como recurso didático o uso da TV Multimídia, vídeos, imagens e livros. Pretende-se trabalhar com textos disponíveis na Internet sobre o assunto em questão, bem como o uso do Portal do Professor que permite explorar a atividade, quando o aluno deverá ter compreensão e assimilação do assunto.

Avaliação

Espera-se que todos os alunos demonstrem interesse e participem das atividades, compreendam as funções e consigam identificar as principais partes do Sistema Circulatório. Também consigam relacionar o sistema circulatório com os demais sistemas do corpo humano.
Também serão avaliados momentos de interação professor-aluno (avaliação mediadora).


Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados

www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/CIENCIAS/sistcardiov.swf
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=15402
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=15403
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=15413

Recomendar esta página via e-mail: