Disciplina - Ciências

Biodiversidade animal: procurando Nemo

Nome: Deise do Rocio Xavier Taborda
E-mail: deisereichmann@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Cristo Rei
Município: Guarapuava - PR
Conteúdo: Biodiversidade animal: Procurando Nemo
Série:


Objetivo geral


  • Conhecer as características gerais dos animais, filos, classes e relações evolutivas

Objetivos específicos

  • Entender o conceito de biodiversidade e sua amplitude de relações com os seres vivos, os ecossistemas e os processos evolutivos.
  • Conhecer noções a respeito da classificação dos seres vivos, de categorias taxonômicas e a filogenia.

Procedimentos metodológicos

Os alunos estudaram a classificação dos seres vivos no 1º bimestre, conhecendo algumas características principais dos animais que as compõem, assim como o grupo ao qual pertencem. Foi confeccionado um slide com imagens de alguns representantes dos filos do reino animal, explicando as principais características de cada filo e por que correspondiam a cada filo e classe. Alguns vídeos de curiosidades do Portal foram passados concomitantes a explicação do slide. Como abordagem para o estudo do reino animal, foi passado o filme Procurando Nemo. Os alunos foram orientados para listar os animais observados no filme, para posteriormente classificarem em uma tabela com o auxílio do livro didático.

Verificado o preenchimento da tabela pelos alunos, corrigi no quadro com a participação oral deles. Posteriormente, para fixação da aprendizagem, um novo slide com imagens do filme foi passado aos alunos, indicando cada animal visto com seu filo e classe. Aproveitando a oportunidade, as relações ecológicas, as cadeias alimentares foram identificadas, poluição ambiental, assim como a escala evolutiva de cada filo.

 

Considerações finais


Para o aluno de 6ª série é suficiente entender a classificação em relação a filo e classe, não sendo necessário saber: ordem, família, gênero e espécie.
Os alunos participaram bastante, principalmente com a utilização do filme-desenho, demonstrando que gostam muito de estudar os animais e foram instigados a procurar/buscar mais conhecimento. Aliou-se o que eles gostam: desenho como ferramenta ao ensino-aprendizagem.

 

Avaliação


A avaliação foi continua e diagnóstica com a participação interativa dialogada e confecção da tabela.


Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?

Sim


Links para os arquivos do Portal Dia a Dia Educação que foram utilizados:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13293

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2010/ciencias/91asteroidea.jpg

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2010/ciencias/81oligoqueta.jpg


Referências


PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares dda Educação Básica. Ciências. Curitiba: Seed, 2008.

BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências, Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2002.
Recomendar esta página via e-mail: