Disciplina - Ciências

Astronomia

Astronomia e Astrofísica
O site traz um estudo a respeito das diferentes estruturas que formam o Universo, nas concepções da Física. Apresenta textos que explicam a temática, simuladores, testes, listas de exercícios, entre outros.
Acesse o link - http://astro.if.ufrgs.br/

Astronomia no Zênite
Artigos, notícias, imagens, curiosidades, astronáutica, mapas do céu e atividades que podem ser desenvolvidas em casa e na escola, são assuntos relevantes neste site, o qual utiliza uma linguagem clara e cotidiana, no intuito de divulgar a Astronomia.
Acesse o link - http://www.zenite.nu/

Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná
O site do Clube de Astronomia do Colégio Estadual do Paraná traz sugestões para downloads, projetos, notícias, artigos, galeria de fotos, principais fenômenos celestes do ano vigente, além de outros links separados por categorias. O site objetiva agremiar interessados e entusiastas da Astronomia para intercâmbio de ideias e informações sobre ciências espaciais em suas mais diversas formas, tais como astrofísica, cosmologia, planeteologia, astronáutica, exobiologia, entre outros.
Acesse o link - http://www.cacep.com.br/

Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
A Fundação Planetário é vinculada à Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio. Com o objetivo de difundir a Astronomia, as ciências afins e desenvolver projetos culturais, a Fundação Planetário conta com diversas atividades, como sessões de cúpula, experimentos interativos, observações ao telescópio, cursos, palestras e exposições.
Acesse o link - http://www.planetariodorio.com.br/

Miniobservatório Astronômico (INPE)
O Miniobservatório Astronômico, localizado na sede do INPE, em São José dos Campos - SP, objetiva à difusão e suporte das atividades voltadas à Astrofísica. Neste sítio são encontrados atividades e projetos, imagens, informações meteorológicas e o próprio funcionamento do observatório pela análise científica.
Acesse o link - http://www.das.inpe.br/miniobservatorio/

Observatório Céu Austral
O Observatório Céu Austral é uma entidade de cunho educacional e cultural, criada por professores, com a finalidade de difundir o conhecimento científico nas áreas de Astronomia e Ciências da Terra. Neste site é possível encontrar como se apresenta o céu em cada mês, cronograma de cursos e palestras, textos explicativos nas áreas de Astronomia, Geocìências, Meteorologia e curiosidades.
Acesse o link - http://www.ceuaustral.astrodatabase.net/

Observatório Nacional
O Observatório Nacional (ON) objetiva realizar pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência. Neste site, é possível, ainda, obter informações sobre pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacitação de profissionais e coordenação de projetos e atividades nacionais, além da divulgação sobre a Hora Legal Brasileira.
Acesse o link - http://www.on.br/

Observatório Nacional - Divisão de Atividades Educacionais
Site que apresenta todas as edições de um projeto de revista eletrônica, o qual divulga notícias científicas sobre Astronomia e Geofísica, com críticas, indicações de livros, músicas e filmes. Conta, ainda, com jogos, curiosidades, experiências, humor, testes relacionados com Astronomia e Geofísica, informações sobre a Terra, oceanos, atmosfera, etc.
Acesse o link - http://www.on.br/site_daed/

Planeta Fácil
O Planeta Fácil permite você saber quais planetas estão no céu da sua cidade a qualquer momento e em qualquer data, além de conhecer com bastante exatidão os parâmetros mais importantes para visualizá-los. O objetivo do Planeta Fácil é permitir que qualquer pessoa ache rapidamente os planetas, sem que sejam necessários profundos conhecimentos de astronomia. Para usar o simulador é só clicar no botão de ajuda e seguir as orientações.
Acesse o link - http://www.apolo11.com/ceu/index.php?uf=PR&cidade=PR+-+Curitiba

Planeta Terra
O Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina faz parte do Departamento de Geociências, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Nesse site é possível encontrar textos, imagens e programação de cursos e palestras.
Acesse o link - http://planetario.ufsc.br/textos.htm

Planetário da UFSC
Página do planetário vinculado ao Departamento de Geociências, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Sugere-se consultar os links Histórico, Textos, O céu do mês e Agenda sol e lua, em que estão disponíveis conteúdos e imagens úteis para o trabalho em sala de aula.
Acesse o link - http://planetario.ufsc.br/

Portal do Astrônomo
Site português criado e mantido por astrônomos profissionais e amadores. Aqui você encontra notícias, crônicas, pergunte ao astrônomo e o espaço aprender, que é um repositório de apresentações e atividades práticas. Há ainda efemérides e imagem do dia, entre outros recursos.
Acesse o link - http://www.portaldoastronomo.org/

Setor de Astronomia do CDCC - USP
Página do setor de Astronomia do Centro de Divulgação Cultural e Científica da USP (CDCC-USP). Por meio desta página pode-se acessar informações sobre o setor, efemérides astronômicas, boletim supernovas, eventos, minicursos, telescópios, brinquedos astronômicos (voltado ao público infantil). Há também links específicos para o Ensino Fundamental e Médio em que estão disponíveis informações sobre o sistema solar, detalhes sobre estrelas, planetas, planetas-anões e corpos pequenos do sistema solar, constantes e dados físicos, entre outro.
Acesse o link - http://www.cdcc.usp.br/cda/

Telescópios na Escola
O programa educacional Telescópios na Escola utiliza telescópios robóticos para a obtenção de imagens dos astros em tempo real. Os telescópios são operados remotamente por meio de uma página web, não necessitando de conhecimento prévio em Astronomia.
Acesse o link - http://www.telescopiosnaescola.pro.br/
Recomendar esta página via e-mail: