Disciplina - Ciências

Sequência de Aulas - Sistemática (Taxonomia)

1ª Aula

Iniciar a aula abordando o conceito de seres vivos. Para isto, sugere-se instigar os alunos com algumas questões. Por exemplo:
  • O que são seres vivos?
  • A árvore é um ser vivo? Por quê?
  • A mesa é um ser vivo? Por quê?

É importante ressaltar algumas características que diferenciam o que é ser vivo do que é ser bruto (sem vida), como a organização celular, a reprodução, a hereditariedade e o crescimento.


Download do vídeo
Após a introdução sobre quem são os seres vivos, o professor(a) apresentará uma breve sinopse sobre o trecho do filme “"As Aventuras de Sammy – Trecho 2”.

Antes de passar o trecho, deve solicitar aos alunos que listem os seres vivos que observarem na cena (Ex.: tartaruga, peixes, corais, cavalo-marinho, polvo, camarão, água-viva, homem). Após assistir o trecho, verificar quais foram os seres vivos listados pelos alunos e anotá-los no quadro de giz. Dividir os alunos em grupos, de 4 a 5 alunos, e propor a seguinte atividade:
  • Escolher 5 seres vivos presentes na lista elaborada.
  • Fazer um checklist das principais características observadas. Verificar quais são as diferenças e semelhanças entre eles.
  • Agrupar os seres vivos de acordo com as semelhanças observadas.
Sugestão de fonte para o professor

2ª Aula

Iniciar a discussão verificando os grupos de seres vivos que foram formados e as características utilizadas para o processo de classificação.
Após este momento é hora de aprofundar os conceitos. Utilizando como base os critérios de classificação levantados pelos alunos, introduzir o tema Taxonomia, que é a ciência que classifica os seres vivos. Destacar que a taxonomia estabelece critérios para classificar todos os seres vivos em grupos, de acordo com as características fisiológicas, evolutivas, anatômicas e ecológicas.
É importante discutir o conceito de espécie com os alunos. Apresentar o conceito biológico de espécie proposto por Mayr em 1963, que diz que “espécies são agrupamentos de populações naturais intercruzantes, reprodutivamente isolados de outros grupos com as mesmas características”, destacando que é a unidade básica do sistema taxonômico. Salientar, ainda, que este é o conceito mais comum e aceito no meio científico.
Para auxiliar na compreensão do conteúdo, fazer um breve histórico sobre os sistemas de classificação, destacando a importância do naturalista sueco Carl von Linné, mais conhecido como Lineu (Pai da Taxonomia Moderna), que criou o sistema binário de classificação.

Sugestão de fonte para o professor

ícone de áudio
Lineu, o pai da taxonomia moderna – Parte 01

Que tal problematizar o tema? Para isso se pode lançar a seguinte questão: Como seria o mundo se não existissem os nomes?
Para auxiliar os alunos no desenvolvimento da resposta para esta questão, utilizar o áudio Lineu, o pai da taxonomia moderna – Parte 01 (ícone ao lado).
Este áudio apresenta a biografia do naturalista Lineu, e tem o objetivo de favorecer o aprendizado sobre a importância da taxonomia e sobre as diferenças entre os sistemas de classificação artificial e natural.
Após o áudio, retomar a pergunta e debater sobre a importância da taxonomia.
Solicitar que os alunos elaborem um texto sobre o tema “Lineu, o Pai da Taxonomia”. Esta atividade deverá ser entregue ao(à) professor(a) que verificará, a partir desta produção, qual o entendimento dos alunos sobre o tema até o momento. Caso o professor verifique alguma fragilidade no entendimento sobre taxionomia, poderá solicitar que, na próxima aula, alguns alunos façam a leitura de suas produções. Durante a leitura, o professor fará comentários, a fim de retomar o assunto trabalhado.

3ª Aula

ícone infográfico
Taxonomia
Caso julgue necessário, deverá iniciar a aula retomando o tema taxonomia, solicitando que alguns alunos leiam as suas produções de texto sobre Lineu.
Após este momento, os alunos devem ser encaminhados para o laboratório de informática. O recurso didático utilizado inicialmente será o infográfico Taxonomia.
Este infográfico permite identificar as categorias taxonômicas através dos exemplos do milho (Zea mays) e da mosca de fruta (Drosophila melanogaster).
Sugere-se que o(a) professor(a) complemente as informações sobre as categorias (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie) presentes no infográfico e apresente as regras de nomenclatura. No blog CienciasBio, você encontrará uma lista com as regras de nomenclatura zoológica.

Sugestão de atividade:
ícone infográfico
Mundo Árvore
Após o estudo sobre as categorias taxonômicas e as regras de nomenclatura, é hora de praticar.
Para realização da atividade, sugere-se utilizar o infográfico Mundo Árvore. Ele apresenta os animais e plantas que dependem de uma única árvore para sobreviver. Neste infográfico consta o nome popular e algumas informações sobre os seres vivos. A atividade proposta será classificar os seres vivos presentes no infográfico, nos níveis taxonômicos até a categoria de espécie.
Outra sugestão, é retomar a atividade da 1º aula. Baseando-se nas regras de classificação, analisar os grupos formados naquela atividade e, havendo necessidade, reformular os grupos.

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: