Disciplina - Ciências

Sequência de Aulas - Teorias Evolutivas


Download do vídeo

1ª Aula

Iniciar a aula comentando sobre a animação “Vida de Inseto”. Perguntar se os alunos já assistiram e pedir que comentem sobre o filme. Ressaltar que além dos insetos há representantes de outros grupos do reino animal e vegetal. Este momento é importante pois desperta o interesse dos alunos. Comentar que será apresentado um trecho da animação (Vida de Inseto - Trecho 2 (Predatismo) e solicitar que os alunos anotem os seres vivos presentes neste trecho.
Anotar no quadro de giz os seres vivos observados pelos alunos (Ex.: formiga, louva-a-deus, bicho-de-pau, joaninha, borboleta, lagarta, besouro, tatuzinho de jardim, pássaro, aranha, grama, trevo de quatro folhas, flor dente-de-leão, árvore com espinhos). Com base nesta lista, discutir sobre as diferenças entre estes indivíduos, os hábitos alimentares e a relação com o meio. Lançar o questionamento:
  • Como podemos explicar uma variedade tão grande de espécies?
Esta é a pergunta chave desta sequência de aulas. Ela deve causar inquietação e curiosidade nos alunos além de direcionar os próximos passos rumo à construção do conhecimento.
Relatar que vários filósofos e pesquisadores durante toda história buscaram compreender como surgem as espécies e expressavam suas ideias através de teorias.
ícone simuladores
Evolução Pré-Darwin
Para discutir sobre as teorias, a metodologia adotada será a aula expositiva dialogada, utilizando como recurso o simulador Evolução: Pré-Darwin. O simulador permite realizar uma viagem no tempo. São apresentadas as teorias do fixismo, incluindo o criacionismo e o espontaneísmo ou geração espontânea, a exobiologia e a teoria sobre evolução das espécies proposta por Lamarck.
O professor deve fazer a leitura passo a passo dos eventos tratados no simulador realizando pausas para complementar as informações, ouvir as dúvidas e opiniões dos alunos e discutir as diferenças entre fixismo e evolução.
Com relação ao conteúdo do simulador, o primeiro tópico abordado é sobre o fixismo, teoria que considera que as espécies são imutáveis, ou seja, não se modificam com o passar do tempo. Deve-se explicar que corroborando esta ideia temos o criacionismo, cujas ideias sobre a criação se basearam na interpretação textual do Livro do Gênesis; o espontaneísmo que, ao contrário dos criacionistas, admitiam que os seres vivos se formavam a partir da matéria não viva (geração espontânea); e a exobiologia, que é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo, ou seja, envolve a procura por planetas potencialmente habitáveis e a ideia de que algumas formas de vida teriam chegado à Terra em meteoros. Verificar a opinião dos alunos frente a essas teorias.
Continuando o estudo, analisar o posicionamento do pesquisador Linnaeus - fixista, porém começava a aceitar a modificação das espécies.
Ainda utilizando o simulador, iniciar o estudo de Evolução a partir de Lamarck. Explicar que em sua teoria, chamada de Lamarckismo, ele sustentou que a progressão dos organismos era guiada pelo meio ambiente: se o ambiente sofre modificações, os organismos procuram adaptar-se a ele. Destacar que, segundo Lamarck, o princípio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais:
  • Lei do uso ou desuso: no processo de adaptação ao meio, o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
  • Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações no corpo do organismo provocadas pelo uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
Verificar os exemplos da aplicação destas leis no simulador.


2ª Aula

ícone imagem
Evolução 
Iniciar a aula colocando este dilema no quadro de giz:

O Urso Polar é branco porque vive na neve” ou “O Urso Polar vive na neve porque é branco”.
Questionamento
: Qual dessas frases seria dita por Lamarck? Por quê?

Os alunos devem se posicionar e argumentar sobre sua escolha. O professor deve mediar a discussão e retomar as ideias de Lamarck que enfatiza que ocorre um processo de adaptação ao meio, ou seja, a neve (meio) é branca e o urso para sobreviver adaptou-se, ou seja, ficou branco. Sendo assim, a primeira afirmação corrobora com o pensamento lamarckiano.
Aproveitar a segunda afirmação para introduzir a teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin que diz que os organismos melhores adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados. Ou seja, o meio (neve) é quem seleciona.
Para comparar as ideias de Lamarck e Darwin será utilizada a imagem Evolução.
Analisando a imagem, relembrar as duas leis fundamentais propostas por Lamarck: Lei do uso ou desuso (o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem) e Lei da transmissão dos caracteres adquiridos (alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes).
ícone imagem
Evolução - Tentilhões
Sobre o Darwinismo, enfatizar a teoria da Seleção Natural que diz que os organismos melhores adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Darwin propôs que um mesmo ancestral pode originar descendentes diferentes. Mostrar a imagem Evolução – Tentilhões. Comentar que nas Galápagos ele identificou 13 espécies de uma ave chamada Tentilhão. Cada espécie apresentava uma forma altamente característica de bico. Darwin propôs uma história evolutiva explicando a origem das várias espécies de tentilhões a partir de um ancestral comum vindo da América do Sul.
Para compreender melhor as ideias de Darwim será realizada a atividade prática descrita a seguir.

Seleção natural na prática
Esta atividade propõe uma representação do que foi observado por Darwin nos tentilhões das Galápagos, levando-o a criar a Teoria da Evolução, demonstrando como o ambiente influencia na Seleção Natural de uma determinada característica.
Para realizar esta prática, dividir a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo receberá o seguinte material:

Material
- Potinho plástico contendo diversas sementes (milho, girassol, lentilha, alpiste)
- Bandeja de plástico transparente
- 01 tesoura sem ponta
- 01 alicate de unha
- 01 pinça de sobrancelha
- 01 prendedor de roupa

Procedimento

- Colocar as sementes misturadas sobre a bandeja.
- Cada aluno escolhe um dos instrumentos (tesoura, alicate, pinça ou prendedor) que representará o bico de uma ave.
- Cada aluno com seu “bico” deverá pegar o maior número e variedade de sementes que conseguir durante 1 minuto.

Após realizar a atividade, os grupos devem elaborar uma tabela para registrar o número e a variedade de sementes que cada “bico” conseguiu pegar. Com os dados registrados, analisar e responder as seguintes questões:
  • Se a área onde viviam estas aves fosse degradada, diminuindo a diversidade de espécies vegetais, quais pássaros teriam maior chance de sobreviver?
  • Quais pássaros teriam menor chance: os com “bico” de tesoura, alicate, pinça ou prendedor? O que aconteceria com sua descendência?
Finalizar a atividade discutindo os resultados encontrados pelas equipes. Comentar que cada instrumento pegador representa um tipo de bico. Os pássaros com maior chance de sobreviver são os que se alimentam de uma maior variedade de sementes. Analisando a tabela, o pássaro que conseguiu coletar menos alimento teria maior chance de extinção.

3ª Aula

ícone texto
Neodarwinismo
Iniciar a aula com a seguinte pergunta:
Em uma floresta onde as árvores são enormes e quase nunca os raios solares conseguem alcançar o chão desta mata, pois as copas das árvores dificultam o seu acesso, notou-se o desaparecimento das mariposas brancas, prevalecendo as mariposas de coloração escura. Qual teoria explica este fato?

Anotar no quadro de giz as respostas dos alunos e, em seguida, comparar com as deduções obtidas por Darwin para chegar à teoria da seleção natural:
1. Se a capacidade reprodutiva é grande e o tamanho das populações é estável.
Conclusão: muitos nascem e nem todos sobrevivem = luta pela sobrevivência.
2. Há variações intraespecíficas e interespecíficas.
3. Vence a luta pela sobrevivência a variedade/espécie melhor adaptada ao ambiente.
Conclusão: Seleção Natural.
Comentar que os fatores responsáveis pela variabilidade das espécies não foram explicados pela teoria de Darwin. Contar que com o desenvolvimento dos estudos sobre a genética vários cientistas começaram a conciliar as ideias sobre seleção natural com os fatos da Genética, o que culminou com a formulação da Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo. Neste momento, disponibilizar o texto Neodarwinismo – Teoria sintética da evolução. Os alunos organizados em equipes de três componentes devem ler o texto e, refletindo sobre os mecanismos evolutivos propostos por cada teoria, responder a questão proposta na primeira aula: O que causa a variabilidade das espécies?
Para finalizar o estudo, dispor as carteiras da sala de aula formando um grande círculo. A seguir, as equipes apresentarão suas conclusões sobre as causas da variabilidade das espécies. Neste momento, será relembrado e discutido os conceitos genéticos de mutação e a recombinação genética, importantes para compreensão dos mecanismos evolutivos.

Sugestão de Leitura para os alunos:

DARWIN, Charles. Origem das Espécies no meio da seleção natural ou a luta pela existência na natureza, E-book. v. 1, 2003. Tradução do doutor Mesquita Paul.

Dicas para o professor:
Para auxiliar na compreensão sobre o tema Evolução, indica-se o filme intitulado “O Desafio de Darwin”, , feito pela National Geographic, que trata da trajetória de Darwin.
O filme se passa próximo ao ano de 1957/58 e mostra os dilemas pessoais sobre o peso que sua teoria teria diante da comunidade científica e religiosa em uma Inglaterra vitoriana, o peso que tal teoria teria sobre a fé de sua esposa, o dilema do plágio por Wallace e o medo da perda de seu filho, uma vez que já havia perdido uma filha em 1951. Neste filme, é possível verificar detalhes da viagem realizada por Darwin abordo do Beagle. Também discute o que influenciou o pensamento de Darwin e relata sobre as suas descobertas. Com o contexto do filme, o aluno pode perceber como era o modo de vida daquele tempo e como a pesquisa científica era realizada. Pode-se verificar as dificuldades enfrentadas por Darwin e os fatores que impulsionavam as suas pesquisas.
Outra dica é o documentário “Darwin e a Árvore da Vida”. Este documentário é sobre Charles Darwin e sua teoria da evolução pela seleção natural, produzido pela BBC para marcar o bicentenário do nascimento de Darwin.

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: