Disciplina - Ciências

Transmissão - Dengue

A transmissão do vírus da dengue, no Brasil, ocorre por meio da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. O ciclo de transmissão da doença envolve: espécie humana – Aedes aegypti – espécie humana. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem através de fontes de água ou alimentos.

O período de transmissão começa, na espécie humana, um dia antes do aparecimento da febre e vai até o sexto dia da doença, período em que o vírus está presente no sangue. Após sugar sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação. O vírus da dengue não é nocivo ao Aedes aegypti e, uma vez infectado, o mosquito se torna vetor permanente da infecção.

Em alguns casos, o vírus se multiplica no ovário e outros tecidos do sistema reprodutor do mosquito, não apenas nas glândulas salivares. Deste modo, parte dos filhotes de uma fêmea infectada já nasce com o vírus, que pode ser transmitido de forma hereditária através de várias gerações de mosquitos.

Portanto, a dengue pode estar circulando entre os mosquitos de forma silenciosa, mesmo que não ocorra o registro de casos entre humanos. Todos os grupos de pessoas, independente de sexo e idade, são atingidos igualmente.


Recomendar esta página via e-mail: