Disciplina - Ciências

Morfologia

três imagens do mosquito Aedes aegypti, mostrando suas principais características.O mosquito Aedes aegypti é menor que os mosquitos comuns, tem, em média, 0,5 cm de comprimento. Ele é escuro, com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. No torso tem um desenho em forma de lira (instrumento musical). Nos insetos mais velhos, o desenho some e aparecem dois tufos de escamas branco-prateadas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

Vive bem em temperaturas entre 26 e 28°Celsius, não suportando acima de 42°C. Desenvolve-se em água limpa e parada. Desloca-se, a partir do nascimento e postura de ovos, cerca de um quilômetro e a uma altura máxima do voo de dois metros, podendo alcançar andares de prédios maiores pelo elevador ou escadas através de correntes de ar.

Tem se caracterizado como um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas. Tanto macho quanto fêmea se alimentam de néctar e sucos vegetais, sendo que a fêmea, depois da cópula, necessita de sangue animal, principalmente humano, para maturação dos ovos. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada. As fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no final da tarde.

O Aedes é sensível a repelentes baseados no composto N, N-dietilmetatoluamida.

Recomendar esta página via e-mail: