Disciplina - Ciências

Origem

Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue no Brasil.O Aedes aegypti surgiu na África (provavelmente na região nordeste) e de lá espalhou-se para Ásia e Américas, principalmente por meio do tráfego marítimo. No Brasil, chegou no século XVII com as embarcações que transportavam escravos, já que os ovos do mosquito podem resistir, sem estar em contato com a água, por até um ano.

No século XX, na década de 50, uma grande campanha realizada pela Organização Pan-Americana de saúde acreditou ter erradicado o Aedes aegypti do Brasil e de diversos outros países americanos. No entanto, a campanha não foi completa e o mosquito permaneceu presente em várias ilhas do Caribe, Guianas, Suriname, Venezuela e sul dos Estados Unidos, de onde voltou a espalhar-se. No fim da década de 70, o Brasil novamente contava com a presença do vetor em suas principais metrópoles.

Atualmente, considera-se a erradicação do Aedes aegypti praticamente impossível, devido ao crescimento da população, à ocupação desordenada do ambiente e à falta de infraestrutura dos grandes centros urbanos. Sendo assim, o máximo que se pode fazer é controlar a presença do mosquito.



Recomendar esta página via e-mail: