Disciplina - Ciências

Sistema biológico

O objetivo desta seção é ilustar e descrever os Sistemas do Corpo Humano, explicando suas características, funções, localização e importância para o funcionamento do Organismo Humano.

Sistemas Biológicos

O conteúdo estruturante Sistemas Biológicos aborda a constituição dos sistemas orgânicos e fisiológicos, bem como suas características específicas de funcionamento, desde os componentes celulares e suas respectivas funções até o funcionamento dos sistemas que constituem os diferentes grupos de seres vivos, como por exemplo, a locomoção, a digestão e a respiração.
Parte-se do entendimento do organismo como um sistema integrado e amplia-se a discussão para uma visão evolutiva, permitindo a comparação entre os seres vivos, a fim de compreender o funcionamento de cada sistema e das relações que formam o conjunto de sistemas que integram o organismo vivo.
Neste conteúdo estruturante, sugerem-se alguns conteúdos básicos que envolvem conceitos científicos escolares para o entendimento de questões sobre os sistemas biológicos de funcionamento dos seres vivos e suas relações com o objeto de estudo da disciplina de Ciências:

• níveis de organização;
• célula;
• morfologia e fisiologia dos seres vivos;
• mecanismos de herança genética.

Tais conteúdos básicos não se esgotam nas sugestões apresentadas e podem ser ampliados pelo professor em função de interesses regionais ou do avanço na produção do conhecimento científico. Assim, como, em cada um deles devem ser selecionados conteúdos mais específicos.


Para saber mais clique aqui


Recomendar esta página via e-mail: