Disciplina - Ciências

Dengue Hemorrágica

É uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha à dengue clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na dengue hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Os sinais de alerta da dengue hemorrágica são: dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual); agitação ou letargia; vômitos persistentes; pulso rápido e fraco; hepatomegalia dolorosa; extremidades frias; derrames cavitários; cianose; sangramentos espontâneos e/ou prova de laço positiva; lipotímia; hipotensão arterial; sudorese profusa, hipotensão postural; aumento repentino do hematócrito; diminuição da diurese; melhora súbita do quadro febril até o quinto dia; taquicardia.

Recurso relacionado ao conteúdo


ícone que permite acessar vídeos
Dengue - Hemorrágica
Acesse o vídeo


Saiba mais


Recomendar esta página via e-mail: