Disciplina - Ciências

Astronomia - Protoestrela

Uma protoestrela forma-se pela contração de uma nuvem molecular gigante no meio interestelar.
Estrelas se formam dentro de concentrações relativamente densas de gás e poeira interestelar conhecidas como nuvens moleculares. São regiões extremamente frias (temperatura da ordem de 10 a 20K, próximas portanto do zero absoluto). A essas temperaturas, gases se tornam moleculares, ou seja, os átomos se agrupam para formar moléculas. CO e H2 são as moléculas mais comuns nas nuvens de gás interestelar. A baixa temperatura também favorece a aglomeração do gás a densidades mais altas. Quando a densidade atinge um valor limite, estrelas se formam.
A formação estelar inicia-se quando as regiões mais densas das nuvens moleculares colapsam sob a ação de sua própria gravidade. Tais regiões têm tipicamente uma massa de 104 massas solares na forma de gás e poeira. Essas regiões, geralmente no centro da nuvem molecular, são mais densas do que as partes mais externas, o que faz com que colapsem primeiro. À medida em que colapsam, as regiões centrais se fragmentam em pedaços, contendo de 10 a 50 massas solares. Esses fragmentos então formam as protoestrelas.
Protoestrelas de massa próxima à do Sol levam em torno de 10 milhões de anos para evoluir de uma nuvem molecular para a sequência principal. Uma protoestrela de 15 massas solares evolui muito mais rapidamente, tipicamente levando somente 10 mil anos para alcançar a sequência principal.

Saiba mais: Formação Estelar

esuqema formação Prtotoestrela

Recomendar esta página via e-mail: