Disciplina - Ciências

HAI - Educação Ambiental e o Ensino de Ciências

O ensino de Ciências aponta para “questões que ultrapassam os campos de saber científico e do saber acadêmico, cruzando fins educacionais e fins sociais” (MACEDO; LOPES, 2002, p. 84), de modo a possibilitar ao educando a compreensão dos conhecimentos científicos que resultam da investigação da Natureza, em um contexto histórico-social, tecnológico, cultural, ético e político.
Visando implementar a Lei 9.795/99 e promover o desenvolvimento da Educação Ambiental, a Secretaria de Estado de Educação do estado do Paraná busca subsidiar os educadores para que, a partir de uma compreensão crítica e histórica das questões relacionadas ao meio ambiente, possam por meio do tratamento pedagógico e orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, construir a identidade da Educação Ambiental na escola pública.
Segundo a Lei n.º 17.505/13, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA) e o Sistema de Educação Ambiental, entende-se por Educação Ambiental os processos contínuos e permanentes de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades de ensino, em caráter formal e não formal, por meio dos quais o indivíduo e a coletividade, de forma participativa, constroem, compartilham e privilegiam saberes, conceitos, valores socioculturais, atitudes, práticas, experiências e conhecimentos voltados ao exercício de uma cidadania comprometida com a preservação, conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, para todas as espécies.
É fundamental a discussão e a reflexão sobre como nós, professores de Ciências, podemos relacionar a temática Educação Ambiental com o ensino de Ciências e contribuir para a sensibilização dos alunos frente à problemática ambiental. Tornar as instituições de ensino um local de mudanças concretas na realidade social, sob a ótica da sustentabilidade, é dever de todos.


OBJETIVOS


  • Fomentar o debate sobre Educação Ambiental e a sua relação com o ensino de Ciências.
  • Possibilitar, aos professores de Ciências da Rede Estadual de Ensino do Paraná, momentos de informação, reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.
  • Diagnosticar os recursos e métodos utilizados pelos professores de Ciências para abordar o tema Educação Ambiental.
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