Disciplina - Ciências

Energias Alternativas - diferentes visões

Conteúdo: Fontes de energia.

Entregue uma carta para cada aluno com o seguinte texto: É crescente a preocupação com as fontes renováveis de energia em todo o mundo. A alta dos preços dos combustíveis fósseis, impulsionada pelo esgotamento das reservas de petróleo previstas para as próximas décadas, e os grandes períodos de estiagem gerados pelo aquecimento global - que afetam diretamente as hidrelétricas - têm levado cientistas a pensarem cada vez mais em fontes de energias renováveis. (Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eolica.htm )

O objetivo da atividade é que os alunos vivenciem diferentes papéis e que no processo de pesquisa irá direcionar seu posicionamento. A diversidade de papéis trará para o contexto da sala de aula um debate sob diferentes pontos de vista, dessa forma o aluno pode construir conhecimento sobre o tema ampliando seus horizontes. Cada carta deve conter uma das propostas de papéis/personagens, no qual em trios os alunos deverão preparar sua apresentação baseado no ponto de vista proposto. Para embasar suas opiniões, o aluno deverá utilizar a web para pesquisa.

Você, a partir deste momento, vivenciará outro papel. Irá analisar a questão das energias alternativas como se fosse um...
1. cientista engajado nas questões ambientais e deve elaborar uma apresentação em PowerPoint com suas ideias para melhorar a questão do uso da energia e possíveis alternativas;
2. empresário que lucra muito com a...
3. representante do Governo Brasileiro e deve apresentar as vantagens e desvantagens da energia térmica;
4. membro do Greenpeace e está preocupado com as consequências do uso da energia hídrica - apresente seus pontos de vista quanto a estas questões, enfocando a questão do Brasil nesse aspecto.
5. pesquisador e deve apresentar um mapa e estatísticas dos países que utilizam a energia nuclear, enfocando as vantagens e desvantagens da energia nuclear;
6. geólogo e deve apresentar a energia geotérmica;
7. representante de um Governo estrangeiro e vem ao Brasil para apresentar as vantagens e desvantagens da energia eólica;
8. jornalista e irá visitar o prédio na Cidade Universitária  da USP, São Paulo, que utiliza Energia fotovoltaica, e fazer uma reportagem sobre este tipo de energia;

Avaliação:

Parte 1
- Explique o gráfico abaixo utilizando os conteúdos apresentados por seus colegas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2103/imagens/en1.jpg
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php

Faça um cronograma das apresentações entre os alunos e a cada apresentação faça um quadro resumo com as principais contribuições dos trios sobre o assunto. Se necessário, traga textos complementares para a sala de aula. As apresentações poderão ser publicadas posteriormente no Slideshare. Um site colaborativo de apresentações.

Recursos Complementares:
Avaliação:
Parte 2 - Cada aluno deverá preparar uma justificativa para as afirmações - Energia Solar: Abundante, mas cara; Energia Eólica: limpa, mas demorada; Energia Nuclear, eficaz, mas perigosa.

Esta atividade foi extraída da aula Energias alternativas e as diferentes visões, da professora Grace Luciana Pereira - São Paulo/SP. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: