Disciplina - Ciências

Enchente - Leitura de Imagem

Conteúdo: Lixo

Formar grupos pequenos para discutir a questão abaixo. Em seguida, cada grupo socializa suas conclusões para a turma. Estimule a discussão apresentando uma imagem de enchente urbana com a sugerida abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2058/imagens/foto_enchente.jpg
Fonte: Galeria de multimidiaabr

Dica:
Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons. Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens livres de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo utilizar impressas em transparências para retroprojetor.

Qual pode ser a causa (ou as causas) do problema das enchentes urbanas?

Para orientar as reflexões apresente as seguintes perguntas:
  • Para onde vai a água das chuvas que caem nas cidades?
  • Por que toda a água da chuva não é absorvida pela terra?
  • Como o excesso de água é retirado das ruas?
  • O que pode impedir o escoamento da água para fora da cidade?
  • Como o aspecto geográfico da cidade pode contribuir com o fenômeno da enchente?
Solicite que os alunos registrem um resumo em seus cadernos com os pontos principais do que discutiram no pequeno grupo. Em seguida, peça que um representante de cada grupo leia as anotações produzidas, comentando com a turma.

Dica: Procure observar a produção dos alunos durante o debate no pequeno grupo. Auxilie-os esclarecendo dúvidas e mantendo a conversa no tema estudado.

Importante – Durante a apresentação de cada grupo, o professor anote palavras-chave no quadro. Algumas considerações importantes deverão surgir a partir do que foi apresentado, como: a dificuldade de absorção de água pelo solo da cidade é devida a sua cobertura por telhados, calçadas e ruas; a dificuldade de drenagem da água é devido ao aspecto geográfico da cidade (encontrar-se na parte baixa de um vale, por exemplo, ou em regiões muito planas próximas de um rio); a dificuldade de drenagem de água é devido ao entupimento da rede pluvial por diferentes detritos: restos vegetais, resíduos de materiais de construção ou entulhos e lixo doméstico ou dos transeuntes da cidade.

Esta atividade foi extraída da aula Enchentes – Conexões Fatais 01!/O Lixo, do professor Alfredo Francisco Pliessnig - Telêmaco Borba/PR. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: