Disciplina - Ciências

Como está classificado o Reino Vegetal?

Conteúdo: Classificação Reino Vegetal

Professor, está atividade deverá ser realizada em grupo de quatro alunos em cada. Após a formação do grupo, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet e preencher os espaços vazios com as características principais de cada grupo, que permitiram serem classificadas de acordo com a tabela abaixo. Nesta atividade, o grupo poderá perceber como os vegetais estão organizados.

 

Reino Vegetal
Criptógamas Fanerógamas
Talófitas Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas

Após o debate em grupo para a realização da atividade anterior, é importante realizar algumas perguntas para a turma, até mesmo para contribuir para um melhor entendimento do assunto. Os alunos deverão responder as questões abaixo para facilitar ainda mais o processo de aprendizagem sobre o conteúdo. Professor, ainda em grupos, deixe-os utilizar o laptop, ou laboratório de informática,  para realizar pesquisa na internet.

1) O que significa dizer que o Reino Vegetal compreende seres eucariontes, pluricelulares e autotróficos?
2) Como está organizada o Reino Vegetal?
3) Quais critérios foram levados em considerações para classificar o Reino Vegetal?
4) Você concorda com esses critérios? Justifique.
5) Como o Reino Vegetal colabora para a vida no planeta Terra?
6) Todos vegetais possuem flores e frutos?
7) Como podemos diferenciar as Angiospermas das Gimnospermas?
8) Escreva duas importâncias sobre cada parte relacionada abaixo de uma árvore:
a) Raiz
b) Folha
c) Flores
d) Fruto
e) Caule
f) Sementes
9) É possível viver no planeta sem a presença do Reino Vegetal? Comente.
10) Explique como o Reino Vegetal têm sido muito importante para o desenvolvimento de novas substâncias para tratamentos de doenças.
11) O que são vegetais inferiores, intermediários e superiores?

Após discussão sobre as questões, cada grupo deverá digitar suas respostas utilizando o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos.

Após a construção do texto (respostas da atividade) e do preenchimento da tabela, cada grupo deverá enviar o trabalho para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para ele em sala de aula.

Esta atividade foi extraída da aula Como está classificado o Reino Vegetal? UCA, do professor  Lindomar de Oliveira Untaler - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: