Disciplina - Ciências

Entreterimento e Aprendizagem - Genética

Conteúdo: Herança genética

Nessa atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados inicialmente a assistir o filme Óleo de Lorenzo. O/a professor/a poderá solicitar o filme à videoteca da escola ou, caso isso não seja possível, solicitar recursos à escola para alugá-lo. A exibição do filme deverá ser feita durante a aula utilizando-se um kit  multimídia (caso se trate de um DVD) ou videocassete (caso de trate de uma fita).

 herança 6
Filme: Óleo de Lorenzo

Concluída a exibição do filme, os/as alunos/as deverão ser orientado/a pelo/a professor/a a realizarem um júri simulado. A realização do júri simulado em sala de aula exigirá que o/a professor/a divida os/as alunos/as em três grupos: o primeiro grupo fará a Defesa, o segundo grupo fará a Acusação e o terceiro grupo irá julgar como o Juiz. O objeto do julgamento será a atitude dos pais diante do adoecimento do menino tal como apresentado no filme. As questões norteadoras apresentadas abaixo podem ser utilizadas durante o júri simulado. Durante essa atividade, o/a professor/a deve observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. Após a realização do julgamento, os papéis podem ser invertidos, de modo que o grupo que inicialmente defendeu irá então acusar e o grupo que julgou poderá defender.

Perguntas norteadoras para o júri simulado
1 – O envolvimento dos pais do menino atrapalhou ou ajudou na doença?
2 – A falta de medicamentos para uma doença dessa natureza prejudicou o tratamento do menino?
3 – A esperança dos pais do menino fez a família se unir?
4 – Os médicos fizeram pesquisas e testes com o menino. Os pais foram corretos ao permitir isso?
5 – Sobre o surgimento do gene na família de Lorenzo: como e quando ele teria aparecido?
6 – O envolvimento dos pais com uma ONG fez alguma diferença para o tratamento do filho?
7 – A dieta que os médicos indicaram para o menino só o fez piorar. A prescrição dessa dieta foi correta?
8 – O dinheiro que os pais arrecadaram para o simpósio fez alguma diferença para o tratamento do menino?
9 – Qual a importância da descoberta do óleo para o tratamento do menino?

Esta atividade foi extraída da aula Herança Genética: conhecendo nossas origens através do método científico, da professora Delma Faria Shimamoto - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: