Disciplina - Ciências

Jornal Total Xô Dengue

Conteúdo: Dengue

A proposta desta atividade é sintetizar o conhecimento adquirido sobre a dengue e a biotecnologia em um noticiário de TV. Para esta atividade o professor deverá estabelecer os papéis (e tarefas pertinentes) que os alunos desempenharão, além de fazer o roteiro com eles. A ajuda do professor de Língua Portuguesa e Artes será muito bem-vinda na elaboração do roteiro, cenários, passagem de texto e entonação dos alunos. Será necessário ao menos uma aula de 50 minutos para esta preparação. Se possível, o professor deverá escolher os alunos com antecedência. Por exemplo, eleja entre os alunos dois repórteres "âncoras" que chamarão as notícias sobre a dengue. Podem ser os alunos que tenham mais desenvoltura frente a uma câmera.

Material necessário:
  • Filmadora digital ou máquina fotográfica que faça filme.
  • Cenário (pode ser um pano de fundo ou mesmo o quadro com imagens que façam referência ao Telejornal). O professor deverá estabelecer outras funções para os alunos e suas tarefas (que devem ser realizadas na aula de preparação do telejornal).
  • Cinegrafista, cenógrafo (cenário de fundo do telejornal), maquiador e figurinista, repórteres externos, pessoas que serão entrevistadas (moradores da região, médicos, sanitaristas, biólogos, cientistas etc. - estes são papéis que os alunos poderão representar dentro das matérias do telejornal).
As reportagens serão todas sobre a dengue, devendo abordar subtemas variados, como controle da dengue, números de casos locais, avanços da ciência para o combate à dengue, características do mosquito transmissor, sintomas e tratamento da doença. O professor poderá fazer a gravação das reportagens em dois momentos (duas aulas). O primeiro momento seria as reportagens externas (que podem ocorrer no pátio da escola, entrevistando outros alunos por exemplo). E o segundo momento, de reportagens internas (dentro da sala de aula), com os apresentadores munidos de pauta com a sequência de reportagens e vídeos a serem chamados. Intercale a gravação dos dois repórteres com as demais gravações internas (os alunos podem gravar uma propaganda de conscientização sobre combate a dengue, por exemplo, ou uma paródia). Os dois repórteres também devem fazer a chamada para as gravações externas (que já foram feitas).  Cada reportagem deve ter no máximo 2 minutos.

A produção da atividade tomará o tempo de uma aula de 50 minutos (no mínimo) e o professor deverá ter um bom controle da turma, fazendo um agendamento prévio das equipes que serão filmadas.

Depois da filmagem, o professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para editar o programa. Para tanto, poderá usar o software proprietário Windows Movie Maker, que tem vários tutoriais na internet para ajudar a edição. Ou então o professor poderá escolher um aluno que tenha domínio de edição de vídeo para assessorar esta parte da atividade, fazendo-a fora do período das aulas.

Sugestões de sites:

Criação de vídeos para a internet
.  Disponível em: http://www.videosparainternet.com.br/index.html . Acesso em: dia 05/05/2011.
Publicar vídeos on line. Disponível em: http://www.ikaro.net/br/2008/06/publicacao-promocao-video.html . Acesso em: 06/05/2011.
Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: http://www.slideshare.net/georgiastella/tutorial-movie-maker-presentation-821962 . Acesso em: 06/05/2011.
Editando e exportando vídeos. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/WindowsMovieMaker/ . Acesso em: 06/05/2011.

Esta atividade foi extraída da aula Biotecnologia Contra a Dengue, da professora Andrea da Silva Castagini - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: