Disciplina - Ciências

Júri Simulado - Biopirataria

Conteúdo: Biopirataria

Divida a turma em dois grandes grupos. Um grupo deverá estruturar a defesa da empresa citada na reportagem, distribuindo papéis teatrais para cada aluno (os alunos poderão inventar personagens), por exemplo: o pesquisador da empresa, o biólogo, o advogado, a vendedora, o consumidor etc. O outro grupo deverá estruturar o ataque à prática citada na reportagem, distribuindo também papéis a serem representados pelos seus integrantes (por exemplo, o promotor, as pessoas que moram no local que foi acessado pela empresa, e demais papéis que possam ser prejudicados pela prática da biopirataria). O professor pode separar cinco alunos para ficar como jurados desta atividade. Eles deverão debater dentro do grupo sobre o que é biopirataria e aguardar a apresentação dos colegas.

Determine um tempo máximo para a preparação dos alunos, por exemplo, 20 minutos. Após isto, os alunos da promotoria devem apresentar seus argumentos e suas “testemunhas”. Determine um tempo máximo, por exemplo, 10 minutos.

Depois os alunos da defesa devem apresentar seus argumentos e personagens que embasem sua hipótese. Também devem ter 10 minutos, no máximo, de tempo para sua explanação. Os 10 minutos a seguir podem ser divididos em réplicas (de no máximo dois minutos para cada lado) ou deixar para que os jurados se reúnam para dar seu veredito.

Sobre Júri Simulado

Um júri simulado pode ter todas as funções descritas abaixo, ou ser mais sintético. A escolha dependerá do professor, e deve levar em conta o tamanho da turma, o grau de maturidade e concentração dos participantes, além da faixa etária e da polêmica que o tema pode levantar.

Participantes: (Funções) 

  • Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri. 
  • Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou a ré. 
  • Advogado de defesa: Defende o réu ou a ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação. 
  • Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou a ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais. Cada lado da história (grupo da promotoria e grupo da defesa devem escolher as testemunhas, inventando papéis para eles representarem, por exemplo, biólogo, dona de casa, minerador etc.)
  • Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota - culpado ou inocente -, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número ímpar (3, 5 ou 7) 
  • Público: Dividido em dois grupos, da defesa e da acusação; ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. (opcional, interessante caso trabalhem com turmas muito grandes). Durante o juri, acompanham em silêncio. 

Passos:

1 - Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada. 

2 - Orientação para os participantes. 

3 - Preparação para o júri.

4  - Juiz abre a sessão. 

5 - Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou a ré (a questão em pauta). 

6 - Advogado de defesa, defende o réu ou a ré. 

7 - Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação. 

8 - Intervenção de testemunhas, uma de acusação. 

9 - Advogado de defesa, retoma a defesa. 

10 - Intervenção da testemunha de defesa. 

11 - Jurados decidem a sentença, junto com o juiz. 

12 - O público avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou. 

13 - Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 

Para saber mais sobre júri simulado acesse: http://www.historiadigital.org/2009/08/jogos-operatorios-de-celso-antunes-para_15.html  (Acesso em: 07/12/2010).


Esta atividade foi extraída da aula Biopirataria, da professora Andrea da Silva Castagini - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: