Disciplina - Ciências

Que cheiro é esse?

O objetivo dessa atividade é chamar a atenção dos alunos para suas percepções olfativas, destacando sua importância em nossa vida. Para a realização dessa atividade é preciso que o professor organize previamente exemplares de diferentes tipos de flores, como violetas, rosas, jasmins, quaresmeiras, espatódeas, flores de maracujá, hibiscos, margaridas, cravos, crisântemos. Enfim, quanto maior a variedade de amostras, melhor. Também é necessário que sejam providenciadas, no mínimo, quatro amostras de perfume com fragrâncias diferentes e quatro amostras de alimentos em decomposição: um tomate podre, uma laranja embolorada, pedaço de carne e leite azedo, por exemplo.
Organizado o material, o professor deverá iniciar a aula permitindo que as amostras circulem pela sala, de aluno a aluno, para que todos sintam todos os aromas. Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem em seus cadernos as impressões olfativas que tiveram de cada amostra: agradável, desagradável, indiferente (quando o aluno não conseguir identificar nenhum aroma).

Finalizada essa etapa, o professor deverá levantar as seguintes questões: “O que caracteriza um cheiro bom e um cheiro ruim?”, “O que um cheiro bom pode estar sinalizando?”, “O que um cheiro ruim pode nos dizer?”. Solicite aos alunos que formulem hipóteses para essas questões, fazendo o registro em seu caderno.

Para a realização do próximo passo é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores, de acordo com o número de máquinas disponíveis. Caso não seja possível a conexão com a internet, o professor deverá salvar previamente os documentos da pesquisa em um dispositivo de armazenamento de mídia, e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso.

Os alunos deverão realizar uma pesquisa nos endereços eletrônicos fornecidos pelo professor e elaborar um texto procurando responder à seguinte questão: Qual o papel biológico do olfato? O texto poderá ser construído individualmente ou em grupo utilizando o editor de texto do computador. Após a elaboração do texto, os alunos deverão resgatar as hipóteses formuladas no início da atividade e confrontá-las com os resultados de sua pesquisa.

O arquivo gerado deverá ser salvo em um dispositivo de armazenamento de mídia e enviado ao professor por e-mail.

Sites para pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/cheiro-das-flores.php. Acesso em: 11/04/2012.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-sensorial/olfato-4.php. Acesso em: 11/04/2012.
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/olfato/. Acesso em: 13/04/2012.
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/olfato.htm. Acesso em: 13/04/2012.

Esta atividade foi extraída da aula Investigando flores e odores: de Humanos a Polinizadores, da professora Ariane de Souza Siqueira - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/ MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
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