Disciplina - Ciências

Cromatografia de pigmentos

O objetivo dessa aula é fazer os alunos compreenderem que existem outros pigmentos presentes nas folhas, além da clorofila. Pelo resultado do experimento, os alunos aprendem que em um mesmo tipo de folha existem vários tipos de pigmentos, o que explica a mudança da cor de certas folhas durante o inverno e a de certos frutos durante a maturação. O que ocorre é que alguns pigmentos são mais abundantes em certas estações do ano e fases da vida do vegetal.

No início do século XX, os químicos e os biólogos ainda não haviam conseguido encontrar uma maneira de separar as substâncias presentes em extratos vegetais e animais. Até que em 1906, o russo Mikhael Semenovich Tswett fez as primeiras separações dos componentes de um extrato vegetal (Seleghini; Ferreira, 1998).

O experimento que os alunos irão executar é uma cromatografia com folhas de espinafre. É bom que o professor tenha em mãos materiais suficientes para dividir a turma em grupos, para que os alunos aproveitem bem a atividade.

Material:
  • Folhas de espinafre
  • Álcool
  • Placa de Petri
  • Papel filtro
  • Macerador (pote + pilão)

Procedimento:

a) Coloque as folhas inteiras ou em pedaços no recipiente do macerador limpo, contendo álcool o suficiente para cobrir as folhas. Quanto mais folhas, mais concentrada será a solução.

b) Coloque a solução (folhas maceradas + álcool) em uma placa de Petri. Recorte o papel filtro ao meio e mergulhe na solução, deixando-o imerso aproximadamente 0,5 cm.

1) O que acontece com o papel em contato com a solução?
Resposta: O papel absorve a solução.

Após 15 minutos...

2) O que é possível observar? 
Resposta: Cores diferentes no papel.

3) Existe alguma disposição das colorações? Qual?
Resposta: Clorofila b, Clorofila a, Xantofila e Caroteno. As manchas observadas na cromatografia são manchas verdes, amarela e laranja, respectivamente.

4) Qual é o pigmento mais abundante?
Resposta: Clorofila.

5) E os outros?
Resposta: Carotenos (laranja), as xantofilas (amarela) clorofila (azul-verde).

6) O que acontece com as folhas no outono? E quando os frutos amadurecem?
Resposta: Os pigmentos que predominam em certas folhas mudam de acordo com as estações, assim como o fruto ao amadurecer.

Recursos Complementares

O professor pode buscar saber mais sobre a cromatografia de pigmentos através do seguinte artigo: SELEGHINI, R. M. S.; FERREIRA, L. H. Preparação de uma coluna cromatográfica com areia e mármore e seu uso na separação de pigmentos. Química Novana Escola, n. 7, p. 39-41, 1998. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/exper4.pdf

Essa atividade foi extraída da aula Cromatografia de Pigmentos, da professora Aline Silva Cancio Pereira Soares - Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
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