Disciplina - Ciências

Drogas

Nome do Autor: Vera Lúcia Ferreira 

Instituição / Escola: Colégio Estadual Helena Kolody

Município / Estado: Sarandi-Pr

Conteúdo: Drogas

Série: 7ª série do Ensino Fundamental fase II


Relato

Este projeto educacional, entre outros, desenvolvo com meus alunos há pelo menos dois anos. Consigo um resultado satisfatório com relação ao aprendizado.


Foi utilizado algum recurso do Porta Dia a dia Educação? Sim


Problema

A partir dos diversos problemas relacionados ao uso indevido das drogas, uma das estratégias para prevenir é combatê-lo a partir da prevenção. Estudos realizados sobre as consequências deste problema mostram que desenvolver ações de prevenção se constitui como a melhor solução, não só para o indivíduo, como para toda a sociedade.

Sendo a escola um ambiente em que crianças, adolescentes e jovens passam considerável parte do seu tempo, deve ser um dos locais possíveis para se desenvolver o trabalho preventivo ao uso indevido de drogas e de conscientização dos malefícios de seu uso, com a discussão dos problemas biológicos decorrentes desse consumo e suas danosas consequências no corpo humano e para a sociedade, bem como as leis referentes às drogas.

Diante disso, fica evidente a necessidade de que os professores tenham subsídios para lidar com essas situações, em face de não formação e desinformação acerca desses assuntos para que possam abordar, de forma aberta, integrada, cooperativa e eficiente, as situações do cotidiano escolar, relacionando-as ao uso de drogas, bem como encaminhar (quando necessário) usuários e familiares para serviços especializados. É preciso desenvolver atividades pedagógicas que abranjam os direitos, deveres e virtudes.

Para o desenvolvimento de um projeto de prevenção ao uso de drogas é fundamental que o professor busque uma formação contínua, que aprofunde seus conhecimentos sobre a adolescência, inclusive em relação à questão droga. Porém, para que isso ocorra a escola deve oferecer condições para o desenvolvimento desse trabalho, além de ter dimensão integrada com outros profissionais.

É preciso que os professores conheçam as formas como os meios de informação e comunicação interferem nas relações sociais e culturais, e tenham discernimento sobre as implicações e a formação de identidades sociais e pessoais. Os educadores devem proporcionar uma educação voltada à inserção e à leitura crítica de mídias e tecnologias existentes no cotidiano do aluno. Devem integrá-las ao processo de ensino, criando novos espaços de conhecimentos, relacionando com a vida e articulando saberes para transformar o processo de ensino/aprendizagem.


Abordagem Pedagógica

As mídias estão inseridas no nosso dia a dia de maneira muito mais constante que temos consciência. Dessa maneira, precisamos, enquanto educadores, utilizá-las de forma que favoreçam o nosso aprendizado, bem como o de nossos educandos, de forma que a intenção do uso esteja clara para ambos. O bom uso das mídias pode tornar nossas aulas interessantes, mas não podemos perder de vista que o mais importante é, sempre, a clareza da intenção pedagógica que temos no processo educativo. Para desenvolver esse projeto algumas mídias serão utilizadas: a mídia impressa, a TV, o DVD, o rádio, entre outras. Para usar corretamente essas ferramentas, o educador necessita conhecê-las, buscando maneiras de utilização que qualifiquem as práticas pedagógicas.


Procedimentos Metodológicos

Neste projeto, os alunos participaram de discussões e da construção de conceitos relacionados ao uso indevido de drogas, sua prevenção, bem como as leis que as envolvem, os prós e os contras da legalidade das drogas, países que usam algumas drogas com o intuito medicinal, entre outros assuntos contemporâneos que se fizeram importantes para a turma, interagindo com as linguagens de mídias e tecnologias, para o desenvolvimento de produtos que expressassem ideias, sentimentos, indagações e indignações. Ao mesmo tempo, essas produções podem gerar ações que ajudarão no engajamento desses jovens na vida escolar e comunitária. Mais do que informar, pretendemos educar jovens pelo trabalho, afastando-os de situações e envolvimento com as drogas e as suas consequências, o que significa desenvolver o potencial humano a partir das diversas ações e vivências que ocorreram no cotidiano das nossas atividades.

A utilização das diversas mídias e tecnologias como linguagens de expressão permitiu que os alunos atuassem como cidadãos, fazendo uso de suas habilidades e competências, algumas delas descobertas ao longo do processo, mostrando que é possível ser protagonista e fazer algo em prol de um mundo melhor para si e para os outros.

Referências

  • AMORIM, A. B. A Internet e a Mídia Impressa. Instituto Gutenberg, Boletim n° 25. Série Eletrônica. Março-Abril, 1999.
  • FREITAS, C.C. As drogas na adolescência: risco e proteção. Prevenção ao uso indevido de drogas. Diga sim à vida. Brasília: Senad,1999, v.1.
  • GUERRA, J. H. L. Utilização do computador no processo de ensino-aprendizagem: uma aplicação em planejamento e controle da produção. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2000.
  • MALUF, D.P.; MEYER, M.; et.al. Drogas: Prevenção e tratamento. São Paulo: CLA Cultural, 2002.
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