Disciplina - Ciências

Cadeia alimentar

Nome do autor: Josiana Kusma
Instituição / Escola: Colégio Estadual João de Oliveira Franco
Município / Estado: Curitiba - PR
Conteúdo: Cadeia alimentar
Série: 5º série

Relato

A cadeia alimentar é um fenômeno que consiste no fluxo energético entre os seres vivos, por meio da alimentação.

O fluxo de energia passado para os seres vivos é inteiramente baseado no primeiro nível trófico, ou produtores, como o nome já diz, e são estes seres vivos autotróficos responsáveis por produzir toda a matéria orgânica consumida como alimento pelos seres heterotróficos. Dessa forma, os elos seguintes da cadeia alimentar são formados pelos consumidores, seres vivos incapazes de produzir seu próprio alimento, conseguem-no comendo outros seres vivos.

Todavia, existe uma hierarquia entre os consumidores: os primários são os que se alimentam dos produtores; os secundários se alimentam dos primários e assim sucessivamente.

Dentro dessa perspectiva, na cadeia alimentar, além dos produtores e consumidores, há também o importante elo dos decompositores, seres que se alimentam de matéria morta. São os seres vivos capazes de degradar substâncias orgânicas, tornando-as disponíveis para serem assimiladas pelos produtores. Com eles, a cadeia é “realimentada”. A partir disso, a energia passa de um nível trófico para outro da cadeia alimentar. Parte daquela, é consumida em cada elo pelas atividades que os seres vivos desenvolvem para sobreviver. Aos últimos, sobram parcelas cada vez menores de energia, daí falamos de fluxo de energia.

 Objetivo


Elencar a importância do conteúdo para os estudantes de maneira extrovertida e dinâmica.

 Material

  • isopor;
  • lápis de cor;
  • alfinetes (1 caixa);
  • 5 envelopes grandes;
  • revista para recorte;
  • papel cartolina;
  • cola;
  • tesoura.

Procedimentos metodológicos

O isopor é a base lúdica de todo o trabalho, nele serão alfinetados os envelopes e a cadeia alimentar. O material foi preparado separadamente.

A cadeia é desenhada na folha de cartolina, e então é recortada e alfinetada no centro do isopor. Para cada nível trófico da cadeia, é também alfinetado no isopor o seu respectivo envelope. Portanto, ao lado dos produtores fica um envelope, já ao lado dos consumidores e acima dos produtores, permanece o outro envelope e assim sucessivamente.

As revistas com as respectivas figuras são recortadas e estas fazem parte das cartas do jogo, após serem recortadas, o ideal é que sejam coladas em cartolina para ficarem mais firmes e fáceis de manusear.

O jogo inicia com uma mesa central dentro da sala de aula, aonde o isopor permanece em pé e as cartas viradas para baixo de tal forma que as figuras não apareçam. Os discentes são chamados para sortear uma carta, e, conforme a figura, esta deve ser posta no nível trófico pertencente aquela categoria.


Considerações finais


A aula prática possibilitou uma reflexão sobre a viabilidade do trabalho lúdico dentro dos conteúdos específicos da disciplina de Ciências.


Referências

AVANCINI, E. B.; FAVARETTO, J. A. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica. São Paulo: Moderna, 1997.
ECOLOGIA: Ecossistema e Cadeia Alimentar. Disponível em: <http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/cadeia.html>
RICKLEFS. A Economia da Natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan
SMART KIDS. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html>
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