Disciplina - Ciências

Seminário de meio ambiente

Nome do Autor: Rafaela Jorge
Nomes dos Coautores: Paulo Afonso Ribeiro, Osmar Stier Junior, Catia Santos Nunes, Leonardo Zaquieu dos Santos
Instituição / Escola: Colégio Estadual Barbosa Ferraz
Município / Estado: Ivaiporã-Pr
Conteúdo: Seminário de Meio Ambiente
Série: Técnico em Meio Ambiente

Relato

O crescimento profissional e pessoal é de suma importância para os docentes pois a busca do conhecimento é uma etapa de extrema relevância no universo escolar. Pensando nisso, o Colégio Estadual Barbosa Ferraz realiza Seminário de Meio Ambiente e, em 2010 terá a sua 3ª edição, trazendo profissionais especialistas em Meio Ambiente, criando oportunidades para formação técnica e aperfeiçoamento, proporcionando, a tomada de consciência da fragilidade de nosso planeta e da responsabilidade de todos em preservá-lo.

Durante os eventos anteriores (2008 e 2009) foram dois dias de trocas de experiências e debates sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, favorecendo amplo espaço de fomento de novas ideias e projetos, bem como, trazendo para os alunos uma complementação da grade curricular. Esse resultado é fruto, principalmente, da participação direta da equipe envolvida na organização do evento e, dos palestrantes que se dispõem gratuitamente a transmitirem seus conhecimentos a todos.

Já estiveram conosco os Professores Doutores da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina como o Prof Paulo Bassani, Profª Irene Zaparroli, Prof Jorge Villalobos e a Profª Maria das Graças. Contamos ainda com as presenças do ilustríssimo Senhor Secretário Estadual de Meio Ambiente Rasca, Senhor Coordenador de Resíduos Sólidos da SEMA Laerty Dudas e também o deputado Moacir Michelleto, entre outros especialistas em meio ambiente.

Vários temas relevantes sobre o meio ambiente foram tratados no trabalho, como a Água, Mapeamento Geotécnico, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Agricultura Biodinâmica, entre outros.

O objetivo do seminário é levar aos participantes informações atualizadas sobre as questões que envolvem o meio ambiente no Brasil e no mundo, além de discutir a realidade de Ivaiporã e região.

Essa é a verdadeira função da escola, isto é, formar pessoas capacitadas para atuar nas mais diversas áreas da sociedade, com habilitação, comprometimento e ética.

A ideia é construirmos um mundo melhor! Certo? Cremos que um futuro melhor seja o resultado de um presente mais responsável. O Colégio Estadual Barbosa Ferraz já está fazendo a sua parte.


Fotos enviadas pela Professora Rafaela Jorge

Foto do seminário, onde aparece muitas pessoas no auditórioFoto do seminário, onde aparece sete participantes












Foto das pessoas saindo do auditório, após a palestrafFoto do seminário, onde aparece oito pessoas











Palestra do Secretário de Estado do meio ambiente

Recomendar esta página via e-mail: