Disciplina - Ciências

Cadeia alimentar

Nome do Autor: Silvana Maria Barth Gimenes
Instituição / Escola: Escola estadual Castro Alves – Ensino Fundamental
Município / Estado: Pinhalão - PR
Conteúdo: Cadeia Alimentar
Série: 6ª série - Ensino Fundamental

Resumo


A cadeia alimentar é uma maneira de expressar as relações alimentares entre os diversos organismos de um ecossistema, tendo início nos produtores e passando para os consumidores (herbívoros, predadores) e decompositores. Ao longo da cadeia alimentar ocorre uma transferência de energia e de nutrientes. A transferência de nutrientes fecha-se com o retorno dos nutrientes aos produtores. Já a energia, é utilizada por todos os seres que integram a cadeia alimentar, diminuindo ao longo desta, não podendo portanto ser reaproveitada. Dessa forma, a posição que os seres ocupam na cadeia alimentar é que o classificam como produtores (plantas), consumidores (animais) e decompositores (fungos e bactérias). Como frequentemente cada organismo se alimenta de mais de um tipo de animal ou planta, as relações alimentares tornam-se mais complexas, dando origem teias alimentares, em que as diferentes cadeias alimentares se inter-relacionam.

O primeiro nível é constituído pelos produtores, capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais e fixar a energia luminosa sob a forma de energia química. Os organismos deste nível são as plantas, algumas algas e bactérias que, devido à presença de clorofila (pigmento verde), podem realizar a fotossíntese. Os níveis seguintes são compostos por organismos que obtêm a energia de que precisam de substâncias orgânicas produzidas por outros organismos.

Objetivos

  • Mostrar a importância do conteúdo aos estudantes e a necessidade de um ecossistema em perfeito equilíbrio.
  • Demonstrar a interdependência alimentar existente entre os seres vivos.
  • Destacar a importância dos decompositores para o ambiente.

Metodologia utilizada

  • Foi apresentado um vídeo: Predadores – A Lei da Sobrevivência.
  • Foram feitas propostas que permitiram avaliar o conhecimento prévio dos alunos.
  • Houve leitura coletiva e reflexão sobre o texto no livro didático.
  • Para fixação do conteúdo, por meio do software JClic foi construída palavra cruzada.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação?
Sim

Referências


PORTO, D. P.; MARQUES, J. de L. . Ciências. Os seres vivos. ed. 2. São Paulo: Scipione, 1994.

PREDADORES - A Lei da Sobrevivência. Disponível em: <http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=8384>. Acesso em: 01 jun. 2010.
SANTANA, Olga; FONSECA, Anibal. Ciências Naturais. 6ª série. 2. ed. Saraiva: São Paulo, 2006.
WIKIPÉDIA. Cadeia Alimentar. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_alimentar>. Acesso em: 01 jun. 2010.
Recomendar esta página via e-mail: