Disciplina - Ciências

Dengue

Nome do Autor: Mariza Chiarani
Instituição / Escola: Colégio Estadual Rui Barbosa
Município / Estado: Pato Branco - PR
Conteúdo: Dengue
Série: 6a série


Justificativa

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus (flavivírus), transmitida ao homem por um mosquito chamado Aedes aegypti.

A dengue está presente em vários países, no Sudoeste Asiático, na África e nas Américas, onde já foi considerada como erradicada, mas voltou a aparecer em países como Venezuela, Cuba, Brasil e, mais recentemente, no Paraguai.

Os primeiros registros de dengue no mundo foram feitos no fim do século XIII, na ilha de Java (Sudoeste Asiático) e na Filadélfia (Estados Unidos). Somente no século XX a dengue foi reconhecida como doença, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). (Fonte: Cartilha dos Agentes de Endemias. Dengue – É fácil prevenir. Ministério da Saúde, 2002, p. 07).

Contudo, é preciso reconhecer que a maior incidência da doença ocorre em áreas periféricas, pois, na maioria das vezes, a própria população que, por falta de informação ou por uma questão cultural, cria ambientes propícios ao desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor, que encontrando locais com água parada (criadouros) põe seus ovos e rapidamente há reprodução.

É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todos os tipos de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia – garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, entre outros. Estes recipientes costumam se juntar a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e lixões.

Por essa razão, é preciso que as ações para o controle da dengue exijam não só a participação ativa de diferentes setores da administração pública, mas também a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros já existentes, ou de possíveis locais para reprodução do mosquito.

E sendo a escola concebida como um espaço privilegiado de construção do saber e de disseminação da informação, justifica-se a importância da elaboração e implementação desse projeto de intervenção na saúde da comunidade: Dengue.

Aedes aegypti: um seríssimo problema de saúde
O mosquito Aedes aegypti é hoje, provavelmente, o mais grave disseminador do problema de saúde no Brasil, dada sua ocorrência em todos os Estados do país. Isso se dá pelo fato dele transmitir os vírus causadores de três doenças humanas graves: a dengue, a dengue hemorrágica e a febre amarela. Para a febre amarela já existe vacina, a qual ajuda na sua prevenção, mas, apesar disto, hoje vivemos em algumas regiões sob forte ameaça dessa terrível doença. Para as outras duas doenças, ainda não existe vacina, é difícil prever quando haverá e, além disso, não existe um tratamento específico para elas. Isto nos deixa muito vulneráveis e é exatamente por isso que temos que fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para impedir o alastramento dessas doenças. A dengue é uma doença muito dolorosa, deixa sequelas e na sua forma hemorrágica tem um alto índice de mortalidade.

Segundo as estatísticas, em 2007, aproximadamente 500.000 pessoas tiveram dengue no Brasil, das quais, pelo menos, 250 morreram de dengue hemorrágica.

Conhecendo o Aedes aegypti
Para combater o “inimigo”, é preciso lembrar um pouco de sua biologia e seus hábitos. O mosquito adulto é fácil de reconhecer por ser rajado de branco e preto, e isto é visível especialmente quando ele está assentado sobre uma parede clara.

O seu desenvolvimento é um processo que dura aproximadamente 7 dias (quando o calor é forte, a duração do ciclo diminui) e abrange 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto.

A larva sai do ovo inicialmente bem pequena, alimenta-se bastante dos detritos existentes na água, movimenta-se muito e vai crescendo até se transformar na pupa (com formato de um ponto de interrogação), que também se movimenta muito rapidamente, mas não se alimenta. O desenvolvimento do ovo até a pupa ocorre obrigatoriamente na água. O mosquito adulto forma-se dentro da pupa e, quando está pronto, sai por uma abertura nas costas da desta e voa. Da pupa só vai restar o envoltório na água.

Objetivo geral

Conscientizar toda a comunidade escolar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da dengue.

Objetivos específicos

  • Demonstrar as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento.
  • Relacionar as causas de ocorrência de epidemia.
  • Enfatizar a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças.
  • Destacar a origem do mosquito Aedes aegypti.
  • Explicar como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença.
  • Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue.
  • Sintetizar o conceito de cidadania.

Metodologia


O projeto Dengue foi desenvolvido na 6ª série do Colégio Estadual Rui Barbosa, município de Pato Branco, no qual, foi explanado o conteúdo em sala com o livro didático, vídeos referentes ao assunto e panfletos. Após, os alunos saíram a campo para verificar como se encontrava a questão do lixo, onde fotografaram, coletaram lixo e encontraram vários objetos jogados, que é o local da postura dos ovos do mosquito. Posteriormente, os alunos utilizaram o laboratório de informática explorando o software GIMP, modificando as imagens coletadas.


Referências

AMÁBIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. A diversidade dos seres vivos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.
GEWNDSZNAJDER, Fernando. A vida na Terra. Ciências. São Paulo: Ática 2006.
PORTAL SAÚDE. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/saude/ >
alunos realizando a coleta de lixo

alunos realizando a coleta de lixo

alunos realizando a coleta de lixo

alunos realizando a coleta de lixo

Recomendar esta página via e-mail: