Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - anatomia e fisiologia do corpo humano

Nome: Marlene Kuchla Mendes
E-mail: marlenekuchla@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual General Carneiro-EFMP
Município: Roncador- Pr
Conteúdo: Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano
Série: 7ª


Relato


A elaboração deste relato se faz necessária como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais - Jclic, sob orientação da docente Rita de Cássia Delconte Ferreira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação, do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, do estado do Paraná.

Os conteúdos serão desenvolvidos nas 7ª séries – nos períodos matutinos e vespertinos, na disciplina de Ciências, do Colégio Estadual General Carneiro - EFMP de Roncador. Usarei o Software Jclic  para motivar a aprendizagem dos conteúdos de Ciências relacionados ao corpo humano na sua anatomia e fisiologia. A atividade de uso do computador  pode ser feita tanto para continuar transmitindo as informações para o aluno, portanto para reforçar o processo da aprendizagem, quanto para criar  condições para que o mesmo possa construir seu próprio conhecimento.

Desse modo, quando o computador transmite a informação para o aluno, assume o papel de máquina de ensinar, sendo que a abordagem pedagógica é a instrução auxiliada por ele. Hoje, podemos observar que a educação não se vê sem o uso do computador,  e cursos como este vêm ao encontro das necessidades de nossos alunos, principalmente os da zona rural, pois a maioria não tem acesso ao computador.

Tenho como objetivo principal usar o Software Jclic para que, por meio de jogos divertidos, possa revisar e reforçar o aprendizado referente aos conteúdos relacionados ao corpo humano, em especial aos sistemas urinário, circulatório e digestório.

Alguns desses conteúdos já foram trabalhados em sala por meio do livro didático, imagens pesquisadas na internet e gravadas no pendrive para  uso da TV multimídia, filmes buscados no Youtub, os quais mostram os sistemas trabalhando dentro do corpo humano. As atividades foram mostradas na TV e também impressas, para que os alunos pudessem reconhecer e nomear os órgãos, e embora já trabalhe a algum tempo com caça-palavra, cruzadinhas e atividades diferenciadas, que são muito bem-aceitas pelos alunos, jogar aprendendo no computador  será, com certeza, uma maneira especial de prender a atenção deles, reforçando a aprendizagem.

Lista de atividades que serão realizadas no Software Jclic:

  • Associação complexa – Sistema urinário: cada órgão será associado à sua função.
  • Caça palavras - O aluno terá de procurar 6 palavras relacionadas ao sistema circulatório.
  • Quebra-cabeças – O quebra-cabeças, após ser montado, mostrará todo o sistema respiratório com seus devidos órgãos e nomenclaturas.
  • Jogo de memória - Este jogo, além de testar a memória dos alunos, mostrará algumas partes do corpo humano.
  • Resposta escrita – Nesta atividade estarão escritas algumas funções do sistema digestório, e o aluno vai responder a que órgão pertence essa função.


   


Recomendar esta página via e-mail: