Disciplina - Ciências

Busca Educação

Propostas de atividades - reciclagem

Nome: Marina Schulli dos Santos
E-mail: marinaschulli@yahoo.com.br
Instituição: Colégio Estadual Santo Antonio
Município: Pinhão-Pr
Conteúdo: Reciclagem
Disciplina: Ciências
Série: 5ª

Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Cmaptools e Gimp, sob orientação da docente, assessora pedagógica Flora Lucirley Gomes de Oliveira da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava.

Sou funcionária do Colégio Estadual Santo Antonio e elaborei com base em algumas pesquisas o Plano de Aula.

O assunto reciclagem é de suma importância para concientização e ação de nossos alunos para um planeta mais saudável e para adquirem hábitos de respeito com a natureza.

Objetivo Geral

Consciência ecológica, a estimulação da cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, por meio de ações direcionadas.

Objetivos específicos

  • Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem;
  • Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem;
  • Associar a reciclagem à questão ambiental;
  • Analisar criticamente a sociedade de consumo.

Metodologia


Reciclar é coletar e modificar um material que possa ser transformado em novos produtos. Temos um papel vital na educação ecológica, pois é geralmente na escola, que as crianças entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em preservar e manter o nosso planeta.

Primeira Aula
Fazer uma proposta para a sala.
Vamos reciclar?
Observar a reação de todos.
Deixar que perguntem o que quiserem.
Este primeiro momento servirá para avaliar quais conhecimentos os alunos possuem sobre o tema e preparar as próximas aulas.

Segunda Aula
Existem muitos materiais disponíveis sobre reciclagem. Escolher a forma de apresentá-los aos alunos. Apresentar na TV Pen drive Mapa Conceitual elaborado no Software CampTools e Gravuras com efeitos do Software Gimp. Explicar sobre os materiais que podem ser reciclados e os que não podem, as cores usadas nos postos de coleta de materiais reciclados e as curiosidades sobre reciclagem.

Terceira Aula
Rever os conceitos do que pode e do que não pode ser reciclado. As cores, seus significados e o material correspondente e quanto tempo na natureza os materiais a serem reciclados demorariam a se deteriorar. Esta revisão será importante para ajudar na próxima aula. Apresentar na TV Pen drive Mapa Conceitual elaborado no Software CampTools e Gravuras com efeitos do Software Gimp.

Quarta Aula
Rever os conceitos do que pode e do que não pode ser reciclado. As cores, seus significados e o material correspondente e quanto tempo na natureza os materiais a serem reciclados demorariam a se deteriorar. Esta revisão será importante para ajudar na próxima aula. Apresentar na TV Pen drive Mapa Conceitual elaborado no Software CampTools e Gravuras com efeitos do Software Gimp.

Quinta Aula
Solicitar que juntos escolham em qual local da sala ficará a base para coleta dos materiais recicláveis. Solicitar que os alunos tragam de casa para próxima aula, materiais para serem colocados no posto de coleta.

Sexta Aula
Fotografar cada aluno ou um grupo depositando os materiais nos respectivos recipientes. Solicitar aos alunos que relatem a importância da reciclagem para nosso planeta e o valor da conscientização individual.

Recursos

  • TV Pen drive, Software Gimp e Software Cmaptools, livros e pesquisas na Internet.
  • Cinco baldes ou recipientes de boca larga.
  • Tintas e papéis diversos nas cores: azul para papel/papelão, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal e marrom para matéria orgânica.
  • Cola, tesoura e pincéis
  • Sacos de lixo.
  • Etiquetas com o nome de cada material a ser reciclado (Papel, Vidro, Metal, Plástico e Matéria orgânica).
  • Máquina fotográfica.

Avaliação

Avaliar como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação a importância da reciclagem.

Recomendar esta página via e-mail: