Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - higiene corporal

Nome: Ana Angélica Bavaresco
E-mail: anaangelbava@hotmail.com
Instituição: Escola de Educação Especial Recanto da Alegria
Município: Santa Mariana/Paraná
Conteúdo: Higiene Corporal
Série: Nível de Alfabetização

Relato


A concepção de Educação Especial atualmente no contexto educacional propõe o desenvolvimento das potencialidades, enfatizando a capacidade e não só o déficit, em relação aos processos de aprendizagem individuais e coletivas. Deforma que o conteúdo não é reduzido para os alunos com necessidades especiais, mas é dado um enfoque de acordo com o nível e as especificidades de cada um, considerando que nessa modalidade o desenvolvimento do conteúdo requer um enfoque mais prático e funcional.

A partir da realização da oficina de software educacionais em que trabalhamos com o programa Cmap Tools, que permite a elaboração de mapas conceituais digitais que podem ser modificados quantas vezes isso for necessário, e no programa Gimp, que é utilizado para criação e manifestação de imagens, é possível dizer que os dois software apresentados servem de base desde a elaboração do plano de trabalho docente até a realização de atividades pelos alunos, como também permitem a otimização do trabalho pedagógico de acordo com as necessidades dos alunos.

O desenvolvimento do conteúdo se faz através de uma abordagem teórica e prática , com a proposta de atividades que permitem ao aluno ler, interpretar, observar, conversar e construir conceitos importantes para com os cuidados que todos devem com relação a higiene corporal, a começar pela escovação dos dentes e ao banho diário ,limpeza geral dos cabelos ouvidos etc.para uma boa manutenção da saúde .Explicar para os alunos ,que o fator que mais contribui para o adoecimento das pessoas é a falta de higiene corporal começando pela higiene das mãos.As pessoas colocam as mãos em lugares que estão depositados bactérias ,fungos e verminoses nocivos à saúde.No laboratório de informática, será apresentado aos alunos um mapa conceitual elaborado no software Cmap Tools com a finalidade de ilustrar a explicação oral feita pelo professor,bem como a assimilação do conteúdo proposto.Propor para os alunos que lavem as mãos constantemente antes das refeições e logo que chega de lugares que possam conter esses tipos de seres nocivos a sua saúde.

Os alunos visualizarão um vídeo as ações que devemos tomar em relação a essa abordagem a fim de vivenciar as técnicas e os materiais corretos para a realização da higiene pessoal .Considerando a importância dessas atividades no dia dia das pessoas para a manutenção da saúde de um modo geral.Para registrar as atividades será proposta a construção coletiva de um mapa conceitual,confeccionado manualmente de acordo com as possibilidades dos alunos. A avaliação ocorre de forma sistematizada através de observações contínuas frente ao conteúdo desenvolvido, considerando o grau de autonomia nas atividades práticas e cognição na construção coletiva de um mapa conceitual a partir da apresentação ,respeitando o ritmo e nível de aprendizagem dos alunos.


Referências


Brasil.Ministério da Educação.Conselho Nacional de Educação.Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica.Parecer CNE/CEB n.017/2001.
Projeto Escola Viva-Garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial,2000.V6.
COSTA, ISABEL. Terra Viva: primeiro grau / Isabel Costa, Antônio Lembo .-1.ed. São Paulo: Moderna, 1995.
VIANA, M. dos A.; ISAÍAS, E. Bio vida. 6 ano. Porto Editora.
AZEVEDO, J.; SANTANA, P.; TEIXEIRA, C. Ciências da natureza. 6 ano. Texto Editores


Recomendar esta página via e-mail: