Disciplina - Ciências

Problemas ambientais

Autora: Sandra Raquel Carbone
E-mail: sandracarbone@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual João XXIII
Município: Maringá -Pr
Conteúdo: Problemas ambientais
Série:

Relato

O desenvolvimento humano trouxe, como consequências, o crescimento mundial da população com necessidade de áreas cada vez maiores para fixar moradias ou aumentar a produção de alimentos.
Quando interferimos no meio ambiente de forma agressiva como, por exemplo, desmatando, queimando ou poluindo, ocorrem modificações que denominamos de desequilíbrio ambiental. A urbanização e a ocupação do solo, para fins de cultivo ou criação, trouxe como consequência o desmatamento, a extinção de algumas espécies. Geralmente depois da derrubada da mata, vem o impacto ambiental causado pelas queimadas que aumentam a quantidade de poluentes atmosféricos, além de reduzir a água que alimenta os mananciais, podendo ocasionar também, a desertificação do solo e comprometer a qualidade de vida das populações envolvidas no ecossistema os centros urbanos, através das indústrias, residências e veículos automotores, produzem em grande quantidade de gases poluentes que são lançados na atmosfera.
São considerados poluentes do ar:
  • o monóxido de carbono;
  • o dióxido de carbono;
  • gases de enxofre;
  • óxido de nitrogênio.
Vários poluentes gasosos acumulados na atmosfera são os responsáveis pela formação do fenômeno químico conhecido por chuva ácida.
Não existe água da chuva totalmente pura, os derivados de petróleo, como gasolina, querosene, óleo diesel, apresentam um certo teor de enxofre como impurezas. E na queima dos combustíveis, ficam na atmosfera disintas impurezas e quando chove as mesmas reagem com a água da chuva, formando chuva ácida.
Observe a representação do processo nas equações químicas abaixo:

SO2 + H2O --------> H2SO3

SO3 + H2O ----------> H2SO4

Os dois ácidos formados promovem o desequilíbrio e degradação dos ecossistemas. Os prejuízos ambientais causados pela chuva ácida são grandes, especialmente para à saúde humana, pois reage liberando metais pesados no solo. Estes são transportados até os rios que abastecem os grandes centros urbanos e também atinguem as cadeias alimentares, destroem florestas e causam a corrosão de prédios, monumentos históricos, pontes, provoca a acidificação de pequenos lagos impedindo o desenvolvimento da vida aquática, e no solo agrícola dificulta o crescimento de plantas.

Objetivo geral

Relacionar os problemas ambientais e as consequências na qualidade de vida das populações.

Objetivos específicos

Destacar as consequências do crescimento mundial.
Relacionar os problemas ambientais.
Identificar os poluentes atmosféricos lançados na atmosfera.
Compreender as reações químicas que formam a chuva ácida.
Compreender os prejuízos ambientais da chuva ácida para os ecossistemas.

Metodologia


O projeto foi desenvolvido nas oitavas séries do Colégio Estadual João XXIII, município de Maringá, no qual foi explanado o conteúdo em sala, com o livro didático, slides com passo a passo sobre as reações químicas que ocorre na formação da chuva ácida. Após a compreensão dos problemas ambientais, suas consequências e o entendimento das reações químicas na formação da chuva ácida.
Houve a realização de uma experiência para a demonstração na formação da chuva ácida. Posteriormente fizeram um relatório, sobre o resultado dessa aula prática.
Experiência:
1º coloque água no frasco e algumas gotas de azul de bromotimol;
2º queime o enxofre;
3º leve o enxofre queimado no frasco e tampe;
4º agite o sistema e observe a mudança de cor ( amarelo).

Referências

Biologia. Vol. Único. Livro do professor. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2005. (coleção: Vitória Régia).
GOWDAK, Demétrio. Ciências. Novo pensar. 2. ed. rev. São Paulo: FTD, 2006.

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