Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - Água

Nome do autor: Irene Marcarini
Nome do Coautor: Evandra Ferrazza Colla
E-mail: irenemar@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Est. Pres. Arthur da Costa e Silva. Ens. Fundamental e Médio.
Município: Mariópolis, Paraná
Conteúdo: Água
Série:


Relato


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Apoio ao Uso do Portal Dia a Dia Educação na Prática Pedagógica, sob a orientação da docente assessora-pedagógica Evandra Ferrazza Colla da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.


USO RACIONAL DA ÁGUA

A princípio, existe bastante água no planeta. Porém, de toda essa água existente apenas uma pequena porcentagem está disponível para consumo, já inferior a 1%. Cerca de 2,5% de toda a água do planeta é água doce, sendo que aproximadamente 1,8% dessa água forma as calotas polares, as geleiras e neves eternas que cobrem as montanhas mais altas da Terra, não podendo ser utilizada, restando aproximadamente 0,7% que está disponível nos corpos d’água da superfície (rios, lagos e pântanos) e no subsolo (lençol freático). A maior parte do volume de água existente no planeta, ou seja, 97,5% forma os oceanos e mares, água salgada e salobra, impróprias para o consumo.

Atualmente, torna-se imprescindível o uso racional da água potável. A população deve praticar ações que estejam ao seu alcance em prol da conservação da água, evitando o seu desperdício.

Com base nesse contexto e a partir da utilização de imagens sobre a escassez de água, existentes no Portal Dia a Dia Educação, observadas em uma aula de Ciências, no laboratório de informática, planejou-se um passeio exploratório com os estudantes da 5ª série.

O objetivo dessa atividade é fazer com que o aluno perceba a forma com que as pessoas e os colegas fazem uso da água.

O passeio com a turma realizou-se, primeiramente, nas dependências internas da escola (cozinha, banheiros, pias, bebedouros e pátio) onde os estudantes observaram se havia torneiras com vazamentos, o tempo que as pessoas deixavam as torneiras abertas ao utilizar a água, como as pessoas usavam o bebedouro da escola, o uso da água pelas zeladoras e cozinheiras no trabalho cotidiano. 

Após a conclusão da primeira parte da observação, o passeio estendeu-se para as dependências externas da escola, passando por algumas residências e ruas do bairro, próximas à escola. Nesse trajeto, os alunos observaram e fotografaram algumas cenas relacionadas ao tema estudado em sala de aula (donas de casa lavando roupas, fazendo a limpeza das calçadas). Foi muito interessante e oportuno ao passar por uma residência e observar que ao mesmo tempo em que a máquina de lavar roupa colocada na calçada lavava roupas, a dona de casa reutilizava a água que saía em um balde para lavar a calçada, desta forma economizava a água da torneira e não desperdiçava a água que saía da máquina, que inteligentemente pode ser reutilizada para lavar calçados e calçadas.

O passeio terminou na entrada do bairro onde há uma ponte sobre um córrego. Nesse espaço, os alunos observaram que a água estava poluída, e que os moradores jogam lixo doméstico e entulhos nas margens e dentro da água.

Na aula seguinte, no laboratório de informática, explorando o software GIMP, os alunos organizaram as imagens das fotos que tiraram no passeio para posterior uso na TV Multimídia, quando, a partir das imagens, realizou-se um debate para avaliar o passeio e o que aprenderam, verificando possibilidades e sugestões de como melhorar as nossas atitudes em relação ao uso racional da água.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação?
Sim

Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia-a-dia Educação que foram utilizados

http://www.diaadia.pr.gov.br//tvpendrive/arquivos/File/imagens/6ciencias/2agua1.jpg
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2biologia/1afluente_rio_atuba.jpg
http://www.diaadia.pr.gov.br//tvpendrive/arquivos/File/imagens/6ciencias/2agua2.jpg

Referências

Situação da água no Brasil – Amazônia. Disponível em: www.rumosustentavel.com.br.  Acesso: 04 out. 2009.
Professora Dani. Disponível em: www.meioambientecriancas.pr.gov.br. Acesso: abr 2010.
SANEPAR. Água, um direito de todos. Curitiba: (s.n.), 2004. Disponível em : http://www.sanepar.com
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: O Planeta Terra – 5ª Série. 3. ed. São Paulo: Ática, 2007.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 200.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Currículares de Ciências para o Ensino Fundamental , Curitiba: Seed, 2008.

Recomendar esta página via e-mail: