Disciplina - Ciências

Relatos de experiências - vegetais (partes das plantas)

Nome: Maria José Resende Castanho
E-mail: maseresende@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Santa Maria Goretti
Município / Estado: Maringá-Pr.
Conteúdo: Vegetais (Partes das Plantas)
Série: 4º ano do ciclo de 1ª a 4ª série

Relato

A partir de conversa informal com os alunos a fim de verificar o que eles já conheciam sobre o assunto foram formuladas algumas perguntas para esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento sobre o mesmo.
Fizemos um passeio pelos arredores da escola observando os vegetais ali existentes. Puderam observar árvores, plantas que se desenvolvem fixando suas raízes em outros vegetais, vários tipos de caule, diferentes folhas,enfim uma grande variedade de vegetais.
Voltando à sala de aula começamos a estudar através de textos informativos cada parte da planta, observando desenhos e alguma planta coletada em casa ou no próprio pátio a escola.
Foram feitas algumas experiências, tais como:
  • Plantar uma semente de feijão;
  • Observar o seu desenvolvimento dia adia fazendo anotações;
  • Colocar um cravo ou rosa branca em um vasilhame com corante para observar a mudança de cor.
A partir de então, os alunos começaram a observar melhor as semelhanças e diferenças entre as mais variadas espécies de plantas.
Reconhecendo as suas partes e funções, levantando hipóteses de como funcionam e aguçando cada vez mais a curiosidade sobre os vegetais.
Também foram realizadas muitas atividades com palavras cruzadas , caça- palavras,cartas enigmáticas, questionário sobre o assunto estudado verificando a formação de conceitos apropriados por eles.

Resumo

Partes das plantas e suas funções:
A raiz das plantas terrestres fixa a planta no solo. É ela também que retira do solo a água, os sais minerais e outras substâncias necessárias à planta.
Existem raízes aquáticas, terrestres e subterrâneas
O caule sustenta as folhas, as flores e os frutos da planta. Ele também conduz a água e os sais minerais absorvidos pela raiz até as folhas e distribui o alimento fabricado nas folhas a todas as outras partes do vegetal.
Os caules mais grossos chamam-se troncos e os mais finos chamam-se hastes.
A folha é a principal responsável pela respiração do vegetal. Ela também fabrica a glicose que é o alimento da planta durante a fotossíntese.
Na fotossíntese a clorofila,substância que dá cor verde às plantas, recebe a energia solar e com essa energia das folhas transformam o que a raiz retira do solo e o gás carbônico que vem do ar, no alimento da planta.(glicose).
A flor é o órgão de reprodução das plantas que tem flores. Depois de fecundadas, as flores se transformam em frutos. Muitos pássaros e insetos se alimentam das flores.
O fruto geralmente contém a semente. A função da semente é dar origem a uma nova planta. Os frutos servem como proteção das sementes.

Objetivo Geral

Levar o aluno a compreender a importância dos vegetais para a vida no planeta, reconhecendo- os como seres vivos que necessitam de cuidados, estimulando-os a formular, confrontar hipóteses, formando conceitos sobre os conteúdos estudados.

Objetivos Específicos

  • Reconhecer as plantas como seres vivos e autótrofos;
  • Identificar as partes das plantas e suas funções;
  • Reconhecer a importância das plantas para a nossa vida e dos animais.

Referências

SIGNORELLI, Vinícius.Conversa de professor de Ciências.Cadernos da TV Escola. MEC,1996.
HENNING, Georg J. Metodologia do Ensino de Ciências. 2. edição. Porto Alegre.

Recomendar esta página via e-mail: