Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - sistema digestório

Autora: Sandra Trevisani Juchen
Coautor: Nilton Rech
E-mail: sandratrevisani@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Novo Horizonte - Ensino Fundamental e Médio
Município: Toledo- Pr
Conteúdo: Sistema Digestório
Série: 7ª e 8º

Relato


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, sob orientação do docente, acessor pedagógico Nilton Sérgio Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo.
Em decorrência do aumento de doenças provenientes de uma alimentação incorreta por toda a sociedade, entendo que um estudo sobre a forma de obter uma alimentação saudável, deve ser trabalhado desde as fases de formação da criança e principalmente resgatando este tema na fase da adolescência.

Objetivo geral


Sensibilizar os alunos através de atividades pedagógicas sobre a importância de uma alimentação saudável em qualidade e quantidade para uma boa saúde e uma qualidade de vida melhor.

Metodologia


Inserindo o uso da TV Multimídia com apresentação de slides mostrando textos e figuras, sempre fazendo conexões sobre à alimentação e a saúde no contexto do Sistema Digestório. Após as discussões das imagens apresentadas e dos textos, haverá a complementação com o jogo dos alimentos como recurso didático e também a imagem ilustrando o conteúdo, ambos se encontram no portal Dia a dia Educação. Ainda pode-se utilizar o meu blog (http://www.sandratrevisani.blogspot.com) onde consta atividades sobre alimentação como vídeo, slides, texto e imagens implementando o conteúdo. Abrindo para discussão, permitindo que os alunos exponham seus conhecimentos à respeito do que foi apresentado nas atividades e do pensam em relação ao tema. O tempo pode variar de acordo com a interação professor-aluno, aproximadamente uma aula para cada atividade.

Avaliação

Observa-se a análise crítica da realidade, momento de interação professor-aluno (avaliação mediadora).

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados

http://www.sobiologia.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=JogoDosAlimentos
http://www.diaadia.pr.gov.br//tvpendrive/arquivos/File/imagens/5ciencias/3alimentos-organicos.jpg

 

Referências

ALMEIDA S.S, NASCIMENTO P.C.B.D, QUAIOTI T.C.B. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Rev. Saúde Pública. 2002; 36(3):353.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 3. ed. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação.  Diretrizes Curriculares da Educação Básica . Ciências. Curitiba: Seed, 2008.
SEED. Portal Educacional do Estado do Paraná. Disponível em: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/>

Recomendar esta página via e-mail: