Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - estados físicos da água

Nome do autor: Claudio Campos
Nome do Coautor: Nilton Sérgio Rech
E-mail: ccampos@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Esperança F. Covatti
Município: Toledo - Pr
Conteúdo: Estados Físicos da Água
Série:

Objetivo Geral


Demonstrar aos estudantes os diferentes estados físicos pelos quais a água pode passar.

Objetivos Específicos


Levar os educandos a perceber como algumas leis e conceitos científicos conseguem explicar os fenômenos observados no cotidiano.
Identificar algumas aplicações práticas do conhecimento científico.

Resumo


Este trabalho tem por objetivo demonstrar aos estudantes que a água passa por diferentes estados físicos e a importância dessas transformações para a vida cotidiana dos seres vivos e em especial aos seres humanos, com uso de recursos do Portal Educacional do Paraná.

Problematização/Metodologia


Perceber que a água se apresenta em diferentes estados físicos e que a mesma pode mudar de um estado a outro e ainda voltar ao seu estado inicial não é tarefa das mais complicadas, visto que com um pouco de calma e paciência, podemos observar em nosso cotidiano – em casa, na natureza - que essas mudanças são realizadas tanto natural como artificialmente, com ou sem a ajuda da tecnologia. Mais complicado é então, entender qual tipo de energia e de que forma está sendo utilizada para estes fins. Perguntas como: quando uma mudança de estado físico ocorre, há perda ou ganho de energia e que forma de energia é esta?, devem acompanhar toda a parte introdutória, explicações e explanações realizadas pelo professor em sala de aula ou nos laboratórios de ciências.
Para tentar solucionar estas questões podemos recorrer ao conhecimento prévio e não sistematizado que cada aluno traz de sua experiência de vida, de suas observações e de sua leitura de mundo. Podemos recorrer a sua história de vida e perguntar o que ele já sabe sobre o tema. Certamente que todos já observaram na cozinha de suas casas esses fenômenos que ocorrem diuturnamente e os benefícios que tais acontecimentos nos trazem: água quente para cozinhar, lavar, passar. Água gelada in natura ou como base para sucos para matar nossa sede, etc. Na natureza estas mudanças são também percebidas mas não são entendidas cientificamente, sendo que muitos não conseguem fazer relação –ligação- entre os fatos. Entender que a chuva por exemplo, tem relação com a passagem da água do estado líquido para o de vapor e que depois volta para o estado líquido novamente e que isso mesmo que ocorre na natureza pode ocorrer em sua casa, na tampa da chaleira por exemplo, demonstra a beleza e singeleza da ciência e nos ajuda a entender os processos envolvidos e energias utilizadas.
Para esta finalidade, por meio da TV Multimídia e os Recursos do Portal Educacional do Paraná, será apresentado o vídeo “a animação sobre a água, mostrando seus estados físicos” que servirá de apoio e material didático para explorar, interpretar, elaborar e construir possibilidades práticas da proposta.

 

Avaliação


Será realizada através da observação sistemática durante as aulas sobre as perguntas feitas aos e pelos estudantes, as respostas dadas a eles e por eles, os registros de debates, de entrevistas, de pesquisas, de filmes, de experimentos, os desenhos de observação, etc. Outras atividades específicas de avaliação como relatório de leitura, participação em debates, em seminários e outros, além de provas oral, escrita dissertativas ou de múltipla escolha.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação?
Sim

Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a dia Educação que foram utilizados
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/videos/2ciencias/5a.mpg   

Referências


BARROS, Carlos. Ciências: o meio ambiente. São Paulo: Àtica, 1996.
GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências, livro do professor. São Paulo:  Ática, 2006.
PARANÁ. Secretaria de Esado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Ciências. Curitiba: Seed, 2006.
Portal Educacional do Estado do Paraná. Disponível em: www.diaadiaeducacao,pr.gov.br/

Recomendar esta página via e-mail: