Disciplina - Ciências

Propostas de atividades - biodiversidade - níveis tróficos dos seres vivos

Autora: Edenilse Gomes
Coautora: Viviane Gabre
E-mail: edegomes@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Liane Marta da Costa
Município: Guarapuava - PR
Conteúdo: Biodiversidade - níveis tróficos dos seres vivos
Série:

Relato


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos do Portal Dia a Dia Educação na prática pedagógica”, sob orientação da docente, assessora pedagógica Viviane Gabre, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia do Núcleo de Educação de Guarapuava.
A primeira atividade terá como objetivo auxiliar no levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, sobre os conteúdos específicos níveis tróficos dos seres vivos, cadeias e teias alimentares. Com o auxílio da TV multimídia serão apresentadas imagens, disponibilizadas no Portal Dia a Dia Educação, de diversas espécies de ser vivo (araucária, cervo, abelha, leão, musgo, capim, jacaré, aranha, cogumelo, sapo, gato-do-mato, aroeira, alface-do-mar, elefante, beija-flor, bovinos, bolores). Para cada ser vivo citado será feito um breve relato de algumas de suas características e de seu modo de vida, mas sem mencionar os seus hábitos alimentares.
Na sequência, a turma será organizada em grupos onde os alunos, sem o auxílio de livros didáticos, irão conversar sobre a forma de obtenção de energia de cada ser vivo mostrado, os alimentos por eles consumidos e como eles podem ser chamados de acordo com o hábito alimentar. Cada grupo fará um cartaz, para mostrar as informações que foram levantadas pelos seus componentes e em seguida ocorrerá a socialização das informações obtidas.
Em um segundo momento será feita a apresentação do conhecimento sistematizado por meio de uma aula expositiva-dialogada, os recursos utilizados serão o livro didático e apresentação na TV Multimídia dos conceitos principais.
Para finalizar, os alunos irão ao laboratório de informática, onde utilizarão um simulador interativo denominado Cadeia Alimentar, que possibilita a ordenação de diferentes seres vivos em uma cadeia alimentar. O simulador está disponível no Portal Dia a Dia Educação, na página da disciplina de Ciências. Cada aluno deverá anotar, em seu caderno, as cadeias alimentares que conseguirem ordenar e elaborar uma síntese com informações sobre os níveis tróficos, alimentação e relação ecológica que existe entre os seres vivos apresentados no simulador.

Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a Dia Educação?
Sim

Copie e cole aqui os links para os arquivos do Portal Dia a Dia Educação que foram utilizados

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/2010/ciencias/cadeia_alimentar.swf
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=4408
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=4905
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=4434
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=9010
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/singlelink.php?cid=11&lid=8949

Referências


BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências: o meio ambiente. 3. ed. São Paulo: Ática, 2008.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Ciências. Curitiba: Seed, 2008.
PORTAL. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Recomendar esta página via e-mail: