Disciplina - Ciências
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
XVIII OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da IX MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes
Mostras
Início : Domingo 15 Março 2015, 8:00
Fim : Sexta-Feira 15 Maio 2015, 18:00
Informação de contato :

Email :
URL : http://www.oba.org.br
XVIII OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e da IX MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes



A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, com o apoio do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de Escolas públicas ou privadas, de ensino fundamental ou médio e ocorrem dentro da própria escola, numa única fase, que em 2015 será realizada na sexta-feira dia 15 de maio, no horário mais conveniente para a Escola, porém, a data limite para o cadastro de novas Escolas é dia 15 de março.

A OBA tem mostrado um evento altamente envolvente, pois, o aluno quando se inscreve para participar acaba estudando mais, logo, ele é um ganhador, pois quem estuda está sempre ganhando. Em 2014 participaram 772.000 alunos, de 8.648 Escolas de todos os Estados e, entre estes alunos foram distribuídas 42.000 medalhas.

Para que os alunos da sua Escola possam participar, é preciso convidar um dos seus professores para cadastrá-lo como professor representante da escola junto a Comissão Organizadora Nacional da OBA/MOBFOG, mas na falta deste voluntário, nada impede que o diretor ou coordenador pedagógico seja indicado como representante da Escola.

O cadastro pode ser feito online através do link www.oba.org.br não esquecendo do prazo até o dia 15 de março. Após o cadastro são enviadas para as Escolas outras informações, inclusive cartazes grandes. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores das Escolas.

A Sociedade Astronômica Brasileira e a Agência Espacial Brasileira acreditam que esta é uma forma de podermos contribuir com a permanente capacitação dos professores responsáveis pelo ensino destes conteúdos nas Escolas brasileiras, aproveitando o natural interesse dos alunos pelas competições.

Se a sua Escola já participa ou se desejar saber se sua Escola já é participante, basta ir para home page www.oba.org.br no link "Escolas Participantes" e selecionar seu estado e município.