Disciplina - Ciências

Galerias de Imagens > > Sistemas Bilógicos

Ancilostomíase

A ancilostomose é causada pelo nematelminto tanto pelo <em>Ancylostoma duodenale</em> ou pelo <em>Necatur americanus</em>. A doença pode também ser conhecida mente como amarelão, doença do jeca-tatu, mal-da-terra, anemia-dos-mineiros, opilação, etc. As pessoas portadoras desta verminose são pálidas, com a pele amarelada, pois os vermes vivem no intestino delgado e, com suas placas cortantes ou dentes, rasgam as paredes intestinais, sugam o sangue e provocam hemorragias e anemia. </br>Ciclo de vida: </br>1 - a larva sai do ovo e sofre transformações no solo; </br>2 - Após modificações elas podem penetrar na pele de seres humanos, principlamente pelos pés; </br>3 -Caem na corrente sanguínea e chegam ao coração; </br>4- Do coração vão para os pulmões; </br>5- Dos pulmões as larvas são expelidas por meio de tosses, alcançam a laringe e são deglutidas e vão se fixar no intestino delgada. No intestino as larvas amadurecem e reproduzem eliminando os ovos com as fezes do hospedeiro.
<br /><br />
Palavras-chave: ancilostomose, nematelminto, amarelão.

A ancilostomose é causada pelo nematelminto tanto pelo Ancylostoma duodenale ou pelo Necatur americanus. A doença pode também ser conhecida mente como amarelão, doença do jeca-tatu, mal-da-terra, anemia-dos-mineiros, opilação, etc. As pessoas portadoras desta verminose são pálidas, com a pele amarelada, pois os vermes vivem no intestino delgado e, com suas placas cortantes ou dentes, rasgam as paredes intestinais, sugam o sangue e provocam hemorragias e anemia.
Ciclo de vida:
1 - a larva sai do ovo e sofre transformações no solo;
2 - Após modificações elas podem penetrar na pele de seres humanos, principlamente pelos pés;
3 -Caem na corrente sanguínea e chegam ao coração;
4- Do coração vão para os pulmões;
5- Dos pulmões as larvas são expelidas por meio de tosses, alcançam a laringe e são deglutidas e vão se fixar no intestino delgada. No intestino as larvas amadurecem e reproduzem eliminando os ovos com as fezes do hospedeiro.

Palavras-chave: ancilostomose, nematelminto, amarelão.