Disciplina - Ciências

Ciências

17/11/2015

Tubarão-bambu em Paranaguá

Filhotes de tubarão-bambu nascem no Aquário de Paranaguá
Por Gazeta do Povo

Vinte filhotes de tubarão-bambu (Chiloscyllium punctatum) nasceram no Aquário de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Os animais estão em período reprodutivo e desde junho já colocaram aproximadamente 50 ovos, sendo que outros 20 ainda estão para eclodir. O primeiro filhote dessa espécie nasceu em Paranaguá em janeiro deste ano.

Essa espécie de tubarão é exótica e pode ser encontrada nos recifes de coral do Oceano Indico e Pacífico. Ele pode chegar a medir 1,2 metro de comprimento e se alimenta de peixes e invertebrados.

De acordo com o biólogo do Aquário de Paranaguá, Fábio Hoppe, a reprodução desses animais é muito importante, pois a equipe trabalha com a reprodução em cativeiro com ênfase na importância da preservação da espécie. “É necessário que todas as condições estejam ideais para que um animal consiga se reproduzir em cativeiro, e esse sucesso de reprodução vem para coroar o trabalho de toda a equipe de manejo do Aquário de Paranaguá”, afirma.

Esses tubarões não nadam muito e costumam ficar parados no fundo dos tanques. Segundo a Educadora Ambiental, Carolina Virga Meira, por enquanto os filhotes estão separados dos pais para receberem alimentação adequada e crescerem.

O Aquário de Paranaguá possui 23 tanques com mais de 500 espécies de animais, dentre elas o tubarão-bambu, raias e pinguins.

A visita ao aquário pode ser realizada todos os dias, de segunda a sexta das 10h às 18h e nos sábados, domingos e feriados até as 18h30. Os ingressos custam R$ 20 para adultos e R$ 10 a meia-entrada para estudante, professores e idosos. Crianças de até 4 anos não pagam e os moradores do litoral do Paraná possuem 50% de desconto mediante apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Colaborou: Samantha Mahara

Esta notícia foi publicada em 16/11/2015 no site gazetadopovo.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.