Disciplina - Ciências

Ciências

27/11/2015

Carbono no Dia a Dia

A emissão de carbono no nosso dia a dia
Por AFP ( Uol Notícias)

Paris, 26 Nov 2015 (AFP) - Uma longa lista de ações cotidianas aparentemente inocentes contribuem para a emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeitos estufa.

É fácil imaginar que se locomover de carro ou acender uma luz deixem uma "pegada de carbono", mas muito menos óbvio é o dano causado por uma mensagem de texto ou por uma singela garrafinha de água.

A seguir, o impacto ambiental de algumas atividades diárias:


Impressão digital: Estima-se que enviar um e-mail, mesmo que curto, envie quatro gramas de CO2 equivalente (gCO2e) para a atmosfera.

Para colocar isso em perspectiva, as emissões de carbono a partir do ato de enviar 65 e-mails é equivalente a andar um quilômetro de carro.

Os culpados são os gases de efeito estufa produzidos pela utilização do computador e os servidores, mas também os emitidos ao fabricar tais equipamentos.

As coisas se complicam ao enviar um correio eletrônico com um arquivo pesado, o que soma 50 gCO2e na atmosfera. Cinco dessas mensagens equivalem a queimar 120 gramas de carbono.

Receber uma mensagem de spam, mesmo sem abri-la, significa um impacto ambiental de 0,3 gCO2e.

A pegada anual de carbono do spam é equivalente aos gases com efeito estufa emitidos por 3,1 milhões de motoristas de automóveis, que consomem 7,6 bilhões de litros de gasolina em um ano.

Para se ter em mente na próxima vez que for fazer uma busca inútil no Google: procurar um dado num laptop eficiente em energia deixa uma pegada de carbono de 0,2 gCO2e. Num desktop, é de 4,5 gCO2e.

E uma mensagem de texto? "Custa" cerca de 0,014 gCO2e.

Papel ou plástico? Cada saco de plástico do comércio tem uma pegada de carbono de 10 gCO2e, mas o impacto das sacolas de papel é muito pior, de 40 gCO2e cada uma.

A água engarrafada comprada no supermercado produz emissões 1.150 vezes superiores às da mesma quantidade de água retirada da torneira.

Uma garrafa de 500 mililitros produz 160 gCO2e, contra 0,14 gCO2e de água corrente.

Um café com leite uma pegada de carbono de 235 gCO2e, em parte por causa das emissões resultantes da vaca que produz o leite. A água aquecida para apenas uma xícara de café ou chá produz, sozinha, 21 gCO2e.

Pegada do lazer: Quanto maior é a tela da televisão, maior é a pegada de carbono.

Assistir duas horas de televisão numa tela de plasma de 24 polegadas custa 440 gCO2e, o equivalente a andar 1,6 km de carro.

A pegada de carbono é de 68 gCO2e e 176 gCO2e respectivamente por duas horas em frente a uma tela de LCD de 15 ou 32 polegadas.

Andar 1.400 metros de bicicleta após a ingestão de bananas emite 65 gCO2e, contra 260 gCO2e pela mesma distância após comer um hambúrguer.

Fontes:

"How Bad Are Bananas" de Mike Berners-Lee, Quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estudo McAfee "Carbon Footprint of Spam".

Esta notícia foi publicada em 26/11/2015 no site noticias.uol.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.