Disciplina - Ciências

Ciências

11/02/2010

Calor foi a principal causa da morte de 32 idosos em Santos, diz Secretaria de Saúde

Ambiente Brasil
Uma forte onda de calor que atingiu o litoral sul do estado de São Paulo nos últimos dias 8 e 9, causou a morte de 32 idosos na cidade de Santos, segundo a Secretaria de Saúde do município. As vítimas tinham de 60 a 97 anos.
A temperatura atingiu, às 14h do dia 8, 39 graus Celsius (°C) e a sensação térmica de 41 °C. A umidade relativa registrada foi de 21%. No dia 9, a temperatura chegou a 32 °C ao meio dia, com sensação térmica de também 32 °C e umidade relativa de 62%. Os dados são da Base Aérea de Santos.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Santos, das 32 mortes registradas nos dias 8 e 9, 15 ocorreram em unidades do pronto socorro municipal, e 17, nas residências. A média, em Santos, é de 24 óbitos em residências por mês.
A maior parte das mortes, segundo os médicos das unidades de saúde que atenderam os idosos, foi causada por insuficiência respiratória aguda associada a broncopneumonia ou por falência renal. Eles também disseram que grande parte dos idosos tinha doenças preexistentes, como hipertensão, diabetes ou deficiências renais crônicas, doenças que foram agravadas pelo calor.
A prefeitura da cidade iniciou ontem (9) uma campanha para alertar a população sobre os perigos da desidratação e como enfrentar o forte calor que atinge o município.

Este conteúdo foi publicado em 09/02/2010 do sítio Ambiente Brasil. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.