Disciplina - Ciências

Ciências

26/02/2013

Mais duas cidades do Paraná estão com epidemia de dengue, diz boletim

Por G1.globo.com

No total, 13 municípios paranaenses se encontram em situação de epidemia. 'Devemos ficar atentos ao período de calor e chuvas', diz superintendente.

A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) os novos números da dengue no Paraná. Mais dois municípios se encontram em situação de epidemia, totalizando 13. São João da Caiuá, no noroeste, e Engenheiro Beltrão, na região centro-ocidental – que apresentaram 27 e 65 casos, respectivamente – entraram na lista por ultrapassarem a marca de incidência de 300 casos por 100 mil habitantes.O último boletim havia sido divulgado na terça-feira (19).

De acordo com o boletim, foram confirmados 5.438 casos da doença, entre agosto de 2012 e esta segunda-feira, e seis mortes causadas pela dengue, em 2013. Paranavaí, São Carlos do Ivaí, Japurá, Peabiru, Fênix, Quinta do Sol, Terra Rica, Primeiro de Maio, Santa Fé, Formosa do Oeste e Tamboara também estão com epidemia da doença. Os casos se concentram nas regiões noroeste e oeste do estado.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, destacou que o estado enfrenta um período crítico da doença devido ao clima. “O combate à dengue deve ser feito durante todo o ano, mas devemos ficar atentos ao período de calor intenso e chuvas, que favorecem a proliferação do mosquito transmissor da doença”.

Segundo o boletim da Secretaria da Saúde, dos casos confirmados, 15 evoluíram para a forma grave da doença. “A qualquer sintoma de dengue, o paciente deve procurar o serviço de saúde imediatamente. Se voltar para casa e os sintomas piorarem, deve retornar ao serviço de saúde e informar que já procurou atendimento antes, levando o cartão do paciente”, disse o superintendente. Ele também explicou que a demora na procura por atendimento médico pode agravar o quadro clínico.

A secretaria confirmou a morte de seis pacientes que tiveram a forma mais grave da doença morreram de dengue. Ainda conforme o boletim, três novas mortes foram registradas em Peabiru e outra em Campo Mourão. Além dessas, duas mortes já haviam sido confirmadas em outros momentos: uma em Peabiru e outra em Paranavaí.

Esta notícia foi publicada em 25/02/2013 no site g1.globo.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.