Disciplina - Ciências

Ciências

13/03/2014

Descoberta Maior Estrela

Observatório descobre a maior estrela amarela já encontrada
Por EFE (G1 Ciência e Saúde)

Corpo celeste tem tamanho 1.300 vezes maior que o diâmetro do Sol. Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) fizeram a descoberta.

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (12) que foi descoberta a maior estrela amarela já encontrada -- com tamanho superior a 1.300 vezes o diâmetro do Sol, o que a transforma em uma das dez maiores estrelas detectadas até o momento.

Esta hipergigante, batizada de HR 5171 A, foi detectada com o interferômetro do telescópio VLT (Very Large Telescope) do observatório instalado em Nice, França, faz parte de um sistema composto por duas estrelas, onde a segunda, de menor tamanho, se encontra em contato com a maior.

Pesquisas feitas ao longo de 60 anos, algumas vezes por amadores, indicam que este estranho objeto muda rapidamente e foi detectado em uma fase muito breve e instável de sua vida. Devido a essa instabilidade, as hipergigantes amarelas expelem material para o exterior, formando uma atmosfera grande e estendida ao redor da estrela.

Os astrônomos utilizaram na pesquisa uma técnica chamada interferometria, que combina a luz recolhida por múltiplos telescópios individuais, recriando um telescópio gigante de mais de 140 metros de tamanho.
Impressão artística da estrela hipergigante amarela HR 5171 (Foto: Divulgação/ESO)

Impressão artística da estrela hipergigante amarela HR 5171 (Foto: Divulgação/ESO)


Esta notícia foi publicada em 12/03/2014 no site  g1.globo.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.