Disciplina - Ciências

Ciências

19/05/2014

Cápsula Espacial Dragon

Cápsula espacial Dragon retorna à Terra com material 'crucial' para Nasa
Por EFE (G1 Ciência e Saúde)

Amostras vão melhorar conhecimento do impacto do espaço nos humanos. Resultados podem afetar exploração do espaço ou melhorar vida na Terra.

A cápsula espacial Dragon retornou neste domingo (18) à Terra com mais de 1,5 mil quilos de carga e material científico "crucial" para as pesquisas da Nasa, informou a agência espacial americana.

Após um mês na Estação Espacial Internaiconal (ISS), a nave reutilizável da companhia SpaceX aterissou no Oceano Pacífico a cerca de 480 quilômetros da Baixa Califórnia (EUA.).

Uma embarcação conduziu a nave a um porto próximo a Los Angeles, onde será preparada para ser levada à base de testes da SpaceX em Mcgregor, no Texas, e será condicionada para a próxima missão.

A Dragon foi lançada em 18 de abril a bordo do foguete Falcon 9 da base de Cabo Canaveral, Flórida. A Nasa apela a empresas privadas como a Spacex para abastecer a ISS.

Amostras

Na primeira parada, no porto, os técnicos extraíram um frigorífico cheio de amostras de pesquisa recolhidas na Estação Espacial, as quais serão encaminhadas às instalações da Nasa em 48 horas para dar continuidade a sua análise.

O administrador associado para Operações e Explorações Humanas da Nasa, William Gerstenmaier, assinalou a importância do material para "melhorar o conhecimento de como o espaço afeta os seres humanos que vivem e trabalham por lá durante muito tempo".

Os resultados ajudarão os cientistas a completar suas análises e "ver como os resultados podem afetar a futura exploração humana do espaço ou proporcionar benefícios diretos aos habitantes da Terra", declarou Gerstenmaier em comunicado.

Uma das pesquisas que serão desenvolvidas poderia ajudar a entender melhor por que a eficácia dos antibióticos é reduzida durante os voos espaciais e, ao mesmo tempo, a melhorar seu desenvolvimento na Terra.

Outra poderia levar ao desenvolvimento de plantas adequadas para o espaço e melhorar a agricultura sustentável.

A Nasa foca agora sua atenção nas missões de exploração de longa duração que requeriam dos astronautas a capacidade de cultivar os alimentos em suas travessias.

Esta notícia foi publicada em 18/05/2014 no site g1.globo.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.