Disciplina - Ciências

Benjamim Franklin cientista e inventor (Natureza elétrica dos raios)

Sinopse do filme: "Benjamim Franklin cientista e inventor" faz parte da série animada "Os Grandes Personagens da História" que é composta por 20 Desenhos Animados Educacionais de homens e mulheres, com ênfase em suas realizações na história mundial e ciências sociais.

Descrição do trecho: O trecho trata da execução do experimento para provar a natureza elétrica dos raios. A perigosa experiência comprovou à comunidade científica da época que o raio é apenas uma corrente elétrica de grandes proporções. Como cientista voltado à praticidade e à utilidade de suas descobertas, Franklin demonstrou ainda que hastes de ferro ligadas à terra e posicionadas sobre ou ao lado de edificações serviriam de condutores de descargas elétricas atmosféricas. O pára-raios fora inventado. O trecho pode ser usado para chamar a atenção dos alunos para os fenômenos meteorológicos, para a descoberta da natureza elétrica dos raios por Benjamim Franklin, e para o importante papel desempenhado pelos para-raios.

Ficha técnica: Grandes Personagens da História ? Vol. 3 - Benjamin Franklin e Thomas Edison, 2010, 60min., EUA, Diretor: Jason Connery.

Palavras-chave: Benjamim Franklin, raios, pára-raios, eletricidade, História da Ciência.

  • 14562
  • 1577
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações