Disciplina - Ciências

Thomas Edison e a luz elétrica - Trecho 2 (Lâmpada)

Sinopse do filme: "Thomas Edison e a luz elétrica" faz parte da série animada "Os Grandes Personagens da História" que é composta por 20 Desenhos Animados Educacionais de homens e mulheres, com ênfase em suas realizações na história mundial e ciências sociais.

Descrição do trecho: O trecho trata do desenvolvimento da lâmpada. Outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas elétricas, porém não obtiveram sucesso. Foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal, o qual foi instalado num bulbo de vidro com vácuo, aquecia-se com a passagem da corrente elétrica até ficar incandescente, sem porém derreter, sublimar ou queimar. Em 1879, uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas contínuas e, nas comemorações do final de ano, uma rua inteira, próxima ao laboratório, foi iluminada para demonstração pública. O trecho além de ilustrar a jornada feita por Thomas Edison para o desenvolvimento da lâmpada elétrica, também permite trabalhar com a historicidade da ciência e trazer à aula a dimensão sociocultural do conhecimento científico.

Ficha técnica: Grandes Personagens da História ? Vol. 3 - Benjamin Franklin e Thomas Edison, 2010, 60min., EUA, Diretor: Jason Connery.

Palavras-chave: Thomas Edison, lâmpada, eletricidade, história da ciência.

  • 10407
  • 1513
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações