Disciplina - Ciências

Thomas Edison e a luz elétrica - Trecho 1 (Fonógrafo)

Sinopse do filme: "Thomas Edison e a luz elétrica" faz parte da série animada "Os Grandes Personagens da História" que é composta por 20 Desenhos Animados Educacionais de homens e mulheres, com ênfase em suas realizações na história mundial e ciências sociais.

Descrição do trecho: O trecho trata do desenvolvimento do fonógrafo. O fonógrafo inventado por Thomas Edison consistia em um cilindro com sulcos, coberto por uma folha de estanho. Uma ponta aguda era pressionada contra o cilindro. Conectados à ponta, ficavam um diafragma acoplado a um grande bocal em forma de cone. O cilindro era girado manualmente, e conforme o operador ia falando, a voz fazia o diafragma vibrar, o que fazia a ponta aguda criar um sulco análogo na superfície do estanho. Quando a gravação estava completa, a ponta era substituída por uma agulha; a máquina, dessa vez, produzia as palavras quando o cilindro era girado mais uma vez. Além de ilustrar de como foi feita a construção do primeiro gravador, o trecho permite trabalhar com a historicidade da ciência e trazer a aula a dimensão sociocultural do conhecimento científico.

Ficha técnica: Grandes Personagens da História ? Vol. 3 - Benjamin Franklin e Thomas Edison, 2010, 60min., EUA, Diretor: Jason Connery.

Palavras-chave: Thomas Edison, fonógrafo, som, História da Ciência.

  • 12443
  • 1300
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações